Constância Chipimo Lino
Nota biográfica
Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa. Mestre em Gestão pela Universidade Lusófona do Porto.
Pós- graduada em Direito Marítimo no Instituto Superior Ciências da Informação e da Administração.
Professora na Academia de Pescas e Ciência do Mar do Namibe – Angola
Áreas de interesse académico e científico
- Educação Inclusiva
- Formação dos professores
- Gestão Escolar
Projeto individual de doutoramento
- Educação inclusiva em angola: conceções de liderança nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene.
- Título
- Drª Margarida Belchior
- Orientador
Resumo
Ao longo dos anos têm sido tomadas medidas que objetivam impulsionar os princípios da escola inclusiva. A revisão da literatura defende que a inclusão tem como meta que todos os alunos tenham direito a uma educação idêntica e com qualidade. No entanto, é necessário que seja provida uma educação que respeite as características e necessidades individuais das crianças, sob risco de se transformar a inclusão em exclusão.
As lideranças educativas são a dimensão sobre a qual nos concentraremos nesta investigação, incluindo órgãos diretivos de escolas, enquanto responsáveis pelo envolvimento, motivação e mobilização de toda a comunidade educativa na implementação de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso escolar de todos os alunos.
Este estudo tem como finalidade investigar “As lideranças educativas e a Educação inclusiva de todos os alunos” apoiado na seguinte pergunta de investigação: Do ponto de vista das direções educativas e dos diretores escolares, como se está a processar a inclusão de todos os alunos nas escolas – que facilidades e que barreiras encontram?
A investigação é de natureza qualitativa, com base em três estudos de caso, nos quais serão adotadas como técnica de recolha de dados o inquérito, a entrevista semiestruturada, e a análise documental.