Cristina Baptista


Nota biográfica

Aluna de Doutoramento em Ciências da Educação, na Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Lusófona do Porto.

Licenciatura em Educação Física e Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP).

Frequência do 1º ano do mestrado em Ciências do Desporto na área de especialização de Atividade Física Adaptada da FCDEF-UP.

Professora do 3º ciclo e do ensino secundário desde 1984, atualmente num Agrupamento de Escolas de Espinho.

Coordenadora do Desporto Escolar da Área Educativa entre Douro e Vouga.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação
  • Supervisão e cultura de colaboração docente
  • Formação contínua docente
  • Mudança e inovação das práticas educativas

Projeto individual de doutoramento

Supervisão e cultura de colaboração docente como fatores de mudança e inovação das práticas educativas (provisório)
Título
Professora Doutora Maria de Nazaré Coimbra
Orientador
Professora Doutora Alcina Oliveira Martins
Coorientador
Resumo

O estudo a empreender tem por objetivo geral analisar a influência da supervisão e colaboração docente, na mudança e inovação das práticas educativas e no aperfeiçoamento de metodologias de ensino e aprendizagem em ensino presencial, misto e à distância (E@D), em dois Agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro.

Recentemente, verificou-se uma (re)organização do processo de ensino e aprendizagem nas escolas, originando mudanças significativas nas dinâmicas e na cultura das comunidades educativas, implicando novas rotinas e formas de supervisão e trabalho colaborativo, que provocaram alterações na vida das escolas e de todos os intervenientes educativos. Tratando-se de um novo contexto de ação educativa, interessa efetuar uma reflexão fundamentada sobre a evolução das dinâmicas de supervisão e colaboração pedagógica, bem como das metodologias, estratégias e ferramentas utilizadas no ensino misto e à distância (E@D), na perceção de alunos, professores, supervisores, coordenadores e diretores.

Partindo da revisão da literatura, foi delineado um design metodológico provisório, uma vez que ainda não foi empreendida a análise do estado da arte, pelo que é expetável alguma reformulação. Assim, a metodologia a aplicar é mista, quantitativa e qualitativa, a fim de recolher, analisar e confrontar opiniões de docentes, supervisores e estudantes de dois Agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro.

Como estratégia quantitativa, serão analisadas as respostas a dois inquéritos por questionário, aplicados a estudantes do Ensino Básico e Secundário, e a professores/ supervisores pertencentes às duas comunidades.

Como estratégia qualitativa, será realizada a análise de documentos orientadores dos Agrupamentos (análise documental) e serão efetuadas entrevistas aos Diretores dos Agrupamentos e a alguns professores com cargos de responsabilidade, de coordenação de equipas, a nível de Departamentos curriculares e/ou Escola. A análise terá por base a definição de dimensões e categorias, primeiro a partir da revisão da literatura e depois do discurso dos entrevistados. 

De seguida, será realizada a triangulação e análise comparativa das perspetivas de alunos, professores e supervisores, a partir dos resultados obtidos nos dois Agrupamentos de escolas, identificando semelhanças e diferenças, condicionalismos e dificuldades, quanto às dinâmicas de supervisão e colaboração pedagógica, com influência na melhoria e inovação das práticas pedagógicas, no ensino misto e a distância (E@D), e na construção de comunidades com uma cultura docente colaborativa.

Palavras-chave: Supervisão; Cultura docente; Mudança; Inovação; Práticas educativas