Domingas Boaventura
Nota biográfica
Domingas da Conceição Agostinho Diogo Fortunato Boaventura – É doutoranda ULHT-Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias de Lisboa/Portugal. Pesquisadora na área de Profissionalidade Docente Ensino Superior: Estudo Comparado das Trajetórias Profissionais dos professores Universitários em Angola e Portugal É mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo IPS, Instituto Politécnico de Setúbal-ESCE-Escola Superior de Ciências Empresarias (2016-2018), licenciada em Contabilidade e Gestão (2008-2012). Foi professora nos cursos de Contabilidade e Gestão na Universidade de Belas em Luanda /Angola (2013-2015).
Áreas de interesse académico e científico
- Educação
Projeto individual de doutoramento
- Avaliação da Profissionalidade Docente no Ensino Superior: Um estudo de caso com os professores Universitários de uma universidade privada de Angola
- Título
- Doutora Carla Galego
- Orientador
Resumo
As dinâmicas contextuais em Angola têm colocado às instituições do ensino superior, tanto estatais como privadas, numa exigência de desafios elevados. É neste âmbito que são levantadas questões e preocupações relativas à efetividade das políticas e práticas referente à carreira docente do ensino superior resulta questionar a sociedade, no que tange à qualidade do ensino que, com frequência, acusando a falta de «matérias-primas» e de «produtos», por insuficiência é questionado o processo. O presente trabalho de pesquisa, tem como título, Avaliação da Profissionalidade Docente no Ensino Superior: um estudo de caso com professores universitários de uma universidade privada de Angola. O objetivo é, analisar as ações pedagógicas do professor do ensino superior e os processos de formação na construção de sua profissionalidade docente em uma Universidade Privada de Angola. Assim sendo, utiliza-se um estudo de caso, com vistas à perceção das práticas docentes superiores, se as mesmas se ajustam a um ensino de qualidade. É nesse contexto que a (re)formulação das políticas educativas se tornam notável, substanciadas por novos dispositivos que almejam a regular o subsistema de ensino superior. Esta realidade constitui-se, a partir de um campo de estudo interessante, porque são levantadas inquietações no que diz respeito aos fundamentos e lógicas implícitas a profissionalidade docente, bem como sobre a sua relevância, tanto para o desenvolvimento profissional e institucional.
Palavras-chave: Profissionalidade e desempenho; Carreira docente; Políticas e práticas docentes.