Domingas Boaventura


Nota biográfica

Domingas da Conceição Agostinho Diogo Fortunato Boaventura – É doutoranda ULHT-Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias de Lisboa/Portugal. Pesquisadora na área de Profissionalidade Docente Ensino Superior: Estudo Comparado das Trajetórias Profissionais dos professores Universitários em Angola e Portugal É mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo IPS, Instituto Politécnico de Setúbal-ESCE-Escola Superior de Ciências Empresarias (2016-2018), licenciada em Contabilidade e Gestão (2008-2012). Foi professora nos cursos de Contabilidade e Gestão na Universidade de Belas em Luanda /Angola (2013-2015).

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação

Projeto individual de doutoramento

Avaliação da Profissionalidade Docente no Ensino Superior: Um estudo de caso com os professores Universitários de uma universidade privada de Angola
Título
Doutora Carla Galego
Orientador
Resumo

As dinâmicas contextuais em Angola têm colocado às instituições do ensino superior, tanto estatais como privadas, numa exigência de desafios elevados. É neste âmbito que são levantadas questões e preocupações relativas à efetividade das políticas e práticas referente à carreira docente do ensino superior resulta questionar a sociedade, no que tange à qualidade do ensino que, com frequência, acusando a falta de «matérias-primas» e de «produtos», por insuficiência é questionado o processo. O presente trabalho de pesquisa, tem como título, Avaliação da Profissionalidade Docente no Ensino Superior: um estudo de caso com professores universitários de uma universidade privada de Angola. O objetivo é, analisar as ações pedagógicas do professor do ensino superior e os processos de formação na construção de sua profissionalidade docente em uma Universidade Privada de Angola. Assim sendo, utiliza-se um estudo de caso, com vistas à perceção das práticas docentes superiores, se as mesmas se ajustam a um ensino de qualidade. É nesse contexto que a (re)formulação das políticas educativas se tornam notável, substanciadas por novos dispositivos que almejam a regular o subsistema de ensino superior. Esta realidade constitui-se, a partir de um campo de estudo interessante, porque são levantadas inquietações no que diz respeito aos fundamentos e lógicas implícitas a profissionalidade docente, bem como sobre a sua relevância, tanto para o desenvolvimento profissional e institucional.

Palavras-chave: Profissionalidade e desempenho; Carreira docente; Políticas e práticas docentes.