Eliza Angélica Ponte
Nota biográfica
Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona, Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona (2018), Especialização em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário Inta – UNINTA (2019), Especialização em Ciências da Educação pelas Faculdades Inta (2011), Especialização em Magistério de 1º Grau pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1994), Graduação em Teologia pela Faculdade de Educação Tecnológica (1993), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (1995) e Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral (1981). Atuou como Supervisora do Movimento Brasileiro de Alfabetização de 1976 a 1980. Foi Gerente Regional da Legião Brasileira de Assistência – LBA de 1990 a 1994. Foi Professora da Rede Estadual Crede 6 de 1980 a 2010. Foi Coordenadora Voluntária da APAE por 3 anos. Foi Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA de 2003 a 2016. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências Humanas, Exatas e Tecnológicas e Pró-Reitora de Educação Continuada do Centro Universitário Inta – UNINTA.
Áreas de interesse académico e científico
- História e Memórias da Educação Superior
Projeto individual de doutoramento
- Ensino Superior de Sobral: percurso histórico de 1960 a 2020
- Título
- José Brás
- Orientador
- Maria das Neves
- Coorientador
Resumo
A pesquisa “Ensino Superior de Sobral: percurso histórico de 1960 a 2020” tem como objetivo central, contribuir com a difusão da História da Educação superior em Sobral, através da investigação histórica da Faculdade de filosofia dom José / Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; O Centro Universitário Inta- Uninta e Faculdade Luciano Feijão.
A partir do desenvolvimento dessa pesquisa pretendemos traçar um panorama histórico do desenvolvimento e constituição das instituições de ensino superior em Sobral, contribuindo para a difusão e expansão dos saberes sobre educação superior na cidade, ao mesmo tempo em que nos permite compreender as transformações econômicas, sociais e culturais na cidade, decorrentes da instalação e funcionamento dessas instituições em Sobral.
Partindo do exposto, a problemática dessa pesquisa consiste em analisar o contexto histórico, econômico e social da criação e difusão das Instituições de Ensino Superior em Sobral, no período de 1960 a 2020, respondendo as questões: quais os atores desse processo? Quais os interesses envolvidos e quais as políticas públicas que possibilitaram a implantação e desenvolvimento? Quais os impactos sociais, culturais, políticos e econômicos decorrentes da implantação e desenvolvimento?