Everaldo Almeida


Nota biográfica

Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa. Mestre em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (Brasil). Professor do Centro de Ensino Superior de Bacabeira – CESBA e professor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação
  • Letras
  • Literatura
  • Artes
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Antropologia

Projeto individual de doutoramento

Linguagem e educação literária no ensino médio: mecanismos linguísticos na formação construção dos sentidos.
Título
Maria Neves Gonçalves
Orientador
Lucimar Almeida Dantas
Coorientador
Resumo

As capacidades de pensar e ampliação da consciência e percepção são um dos objetivos essenciais da Educação, possibilitando que estudantes aprendam. Para tanto, esta proposta de investigação pensa em interdisciplinarizar Educação, Linguagem e Literatura como elementos imprescindíveis para a formação leitora e literária de estudantes da Educação Básica brasileira, nomeadamente os estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio do Brasil. A Literatura se encarrega de expressar suas intuições nas palavras e a Educação se ocupa de estruturar o saber, realizando as necessárias percepções intermediadas pelos jogos de palavras. O contato com a Literatura é uma educação que possibilita o sujeito atingir níveis mais profundos de reflexão, de competência linguística, assim como uma percepção mais próxima da realidade. Educação, Linguagem e Literatura podem ser a união de argumentos, de conceitos, de iluminadores na promoção para uma leitura treinada, madura, capaz de potencializar o sujeito e a (re)significação de sua realidade por meio de uma educação literária em termos de um leitor competente. Assim, as contribuições linguísticas e literárias na Educação podem contribuir para um tema que remeta à formação de um sujeito em favor de uma condução feita pela palavra na Literatura tendo na Educação o acolhimento necessário para a construção de um sujeito impregnado por reflexões e decisões mais apuradas. Para delinearmos o nosso objeto de investigação, buscamos os suportes teóricos em Dominic Mengueneau, Giorgio Agamben, Maurice Blanchot e Tzetan Todorov por meio dos quais falaremos sobre o uso da língua escrita e a importância atribuída à leitura literária, didática da literatura, a competência leitora como acesso às estruturas complexas de conhecimento. Também nos preocupamos com o discurso não como elemento de passagem, mas como um mecanismo esclarecedor de ideias e posicionamentos que podem auxiliar certas questões de linguagem presentes no texto e linguagem literários, propiciando um saber necessários para dialogar com a teoria literária, com a pragmática literária, pois indicam possíveis caminhos a partir dos quais o texto se desenrola para nos auxiliarem nessa trajetória.

Palavras-chave: Significação e Interpretação. Linguagem. Educação.