Fabiana Ferreira
Nota biográfica
Fabiana Ferreira é doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona com bolsa da Cátedra Unesco; concluiu mestrado em Ciência da Informação na UnB, em fevereiro de 2020, com pesquisa sobre políticas públicas de preservação audiovisual. É bacharel em Publicidade pela UnB e em Jornalismo pelo Iesb. Participou dos cursos intensivos de Produção em 16mm e de Vídeo digital na Universidade de Nova York, cidade onde iniciou sua atuação como montadora. Trabalhou por mais de 10 anos em diversos projetos audiovisuais com alguns prêmios (Sundance – EUA, Locarno – Suíça, Herzog – Brasil). Há dez anos é servidora do Instituto Brasileiro de Museus, atuando na articulação e cooperação internacional entre o Brasil e países parceiros e na criação de políticas regionais para museus em plataformas como Ibermuseus e Unesco. Atualmente licenciada do cargo, vive na França com dedicação exclusiva à pesquisa em andamento para defesa de tese prevista para dezembro de 2023.
Áreas de interesse académico e científico
- Artes Visuais
- Cinema
- Museologia
- Políticas Públicas
- Relações Internacionais
- Patrimônio
Projeto individual de doutoramento
- O Patrimônio cinematográfico sob as lentes da Sociomuseologia
- Título
- Professor Dr. Marcelo Cunha
- Orientador
Resumo
O patrimônio cinematográfico não está inserido nas políticas culturais brasileiras. As discussões sobre preservação do patrimônio cinematográfico como política pública se restringiram a poucos e breves momentos nas políticas culturais do Brasil.
As coleções cinematográficas não estão contempladas nos estudos do campo da memória e do patrimônio nem sob aspectos de gestão, preservação e conservação; nem sob aspectos que dizem respeito ao cinema como manifestação cultural, memória social, ferramenta de manifestação e de representatividade. No campo da produção audiovisual, a discussão de patrimônio cinematográfico é deslocada, tendo em vista que o foco dos debates nesse campo é o fazer, executar, produzir o artefacto. Para nós, existe uma relação entre essas ausências: a lacuna de políticas de preservação do patrimônio cinematográfico e o isolamento das coleções cinematográficas nas discussões museológicas nos parece causa ou consequência um da outra. Propomos ser possível a construção de políticas de preservação do patrimônio cinematográfico a partir da inserção do tema no campo da museologia, do diálogo com as comunidades de artistas, cineastas, produtores e acadêmicos, juntamente com o Estado. Somente com as comunidades engajadas e participantes essas instituições de memória se tornam perenes e mais resistentes a crises e governos – metodologia – sugestão de metodologia para criação de uma rede MISes e Cinematecas. Para tal, nosso objetivo é discutir questões acerca do Patrimônio cinematográfico sob as lentes da Sociomuseologia estudando a trajetória da preservação do patrimônio cinematográfico a partir do surgimento do cinema até a explosão da produção digital pela perspetiva das políticas culturais de patrimônio e memória.