Fabiane Mendes
Nota biográfica
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000) Pós graduação em Educação e Especial e Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2009). Atuou como professor – Faculdades Educacional de Araucária e Professor de pré a 4 série da Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; indisciplina escolar; afetividade., educação especial; pesquisa em educação, escola; indisciplina e prática pedagógica e educação; escola e currículo; gestão escolar.
Áreas de interesse académico e científico
- Educação
- Educação Especial
- Afetividade
- Memória e Aprendizagem
- Aprendizagem e memórias afetivas
Projeto individual de doutoramento
- Memórias afetivas e a aprendizagem
- Título
Resumo
Este projeto de pesquisa apresenta uma proposta de identificação, investigação e construção do significado da importância das Memórias Afetivas e sua relação com a aprendizagem na educação especial. Sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo e de novas habilidades sejam elas de cunho social, emocional ou intelectual. Sendo um dos desafios pedagógicos que atualmente tem ganhado visibilidade nas discussões teóricas em revistas acadêmicas e periódicos ( GARCIA, 2008; PADILHA, 2001; SANCHES, 2006, 2008; SANTOS, Á., BESSA, A., PEREIRA, D., MINEIRO, J., DINIS, L. & SILVEIRA, T., 2009). SILVA, 2011; WANG, 1997), o aprender e ensinar na Educação Especial tem mobilizado professores, pedagogos e pesquisadores da área da Educação, em meio a uma multiplicidade de interpretações e pesquisas, que ultrapassa o muro das escolas. Os obstáculos encontrados neste processo, sejam eles referentes a formação profissional, limitação física, cognitiva e social, podem interferir nas relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e assumir proporções que cheguem a impedir o aluno de manifestar o seu “EU”, ou seja suas emoções, conhecimentos, pensamentos, vivências e aspirações. E, em decorrência, passaria a existir uma ameaça ao ato de acolher o aluno tal como ele é, com suas expectativas e necessidades. Essa situação se afasta da ideia de que compreender o aluno com toda a sua diversidade, e de que é preciso mostrar-lhe que o mundo ( social e educacional) no qual esta inserido, pode ser adaptado a ele e ele adaptar-se ao mundo. Nessa perspectiva, se a escola pensar no aluno como ser globalizado e utilizar o seu conteúdo interno ou seja, tudo que o sujeito vivenciou, a realidade nesse ambiente tenderá a ser propícia a todo o processo de ensino aprendizagem. O ver o outro em seu contexto de totalidade, permite o acesso a memórias afetivas as quais estão repletas de conhecimentos e constantes aprendizagens. Qual é a relação entre Memórias Afetivas e Educação Especial e qual é sua importância para o processo de ensino aprendizagem ?