Fernando Santos


Nota biográfica

Professor na área da educação matemática, licenciado em PEB’s 2.º Ciclo, variante de Matemática e Ciências na Natureza, com uma segunda licenciatura em Gestão, Mestre em Ciências da Educação na área da Educação Matemática, trabalho na formação inicial de professores e como formador em áreas de TIC, Economia e Matemática.

Investigador em Educação Matemática e em Educação e Desenvolvimento, com presença em congressos nacionais e internacionais da área e com alguma publicação nacional e internacional.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação Matemática
  • Educação e Desenvolvimento
  • Sociomuseologia
  • Etnomatemática

Projeto individual de doutoramento

Entre nós e redes, uma abordagem da complexidade sociomuseológica e etnomatemática
Título
Resumo

A sociomuseologia tem sido estudada a partir de várias perspetivas: como uma experiência subjetiva, como um processo físico e como uma comunicação social. Na educação matemática a abordagem etnomatemática tem-se focado em várias dimensões conceptuais. Esta investigação visa compreender a coerência da fundamentação teórica para o papel da complexidade da sociomuseologia e da etnomatemática. Um ênfase especial é colocado em aspetos de integração social e de valorização da cultura local e global em comunidade em cocriação com a mesma, este processo participativo e dinâmico envolve toda uma comunidade local.

Os objetivos deste trabalho são os seguintes:

  1. Desenvolver uma abordagem multidisciplinar da sociomuseologia como forma de consolidar o reconhecimento da museologia como recurso educativo, igualitário e inclusivo;
  2. Uma conceptualização de uma matriz de pensamento etnomatemático ligada a ambientes educativos formais e não formais construídos em redes de comunidades locais presenciais e virtuais com vista a uma educação de qualidade;
  3. Identificação do corpo de conhecimento trivium (literacia, materacia e tecnoracia)- conhecimento construído desempenhando uma tarefa – como aspetos com dimensão cultural que afetam a aprendizagem fazendo pontes com as comunidades;
  4. Construção de um museu comunitário de etnomatemática como método de análise e reporte dos estudos qualitativos.