Fernando Santos
Nota biográfica
Professor na área da educação matemática, licenciado em PEB’s 2.º Ciclo, variante de Matemática e Ciências na Natureza, com uma segunda licenciatura em Gestão, Mestre em Ciências da Educação na área da Educação Matemática, trabalho na formação inicial de professores e como formador em áreas de TIC, Economia e Matemática.
Investigador em Educação Matemática e em Educação e Desenvolvimento, com presença em congressos nacionais e internacionais da área e com alguma publicação nacional e internacional.
Áreas de interesse académico e científico
- Educação Matemática
- Educação e Desenvolvimento
- Sociomuseologia
- Etnomatemática
Projeto individual de doutoramento
- Entre nós e redes, uma abordagem da complexidade sociomuseológica e etnomatemática
- Título
Resumo
A sociomuseologia tem sido estudada a partir de várias perspetivas: como uma experiência subjetiva, como um processo físico e como uma comunicação social. Na educação matemática a abordagem etnomatemática tem-se focado em várias dimensões conceptuais. Esta investigação visa compreender a coerência da fundamentação teórica para o papel da complexidade da sociomuseologia e da etnomatemática. Um ênfase especial é colocado em aspetos de integração social e de valorização da cultura local e global em comunidade em cocriação com a mesma, este processo participativo e dinâmico envolve toda uma comunidade local.
Os objetivos deste trabalho são os seguintes:
- Desenvolver uma abordagem multidisciplinar da sociomuseologia como forma de consolidar o reconhecimento da museologia como recurso educativo, igualitário e inclusivo;
- Uma conceptualização de uma matriz de pensamento etnomatemático ligada a ambientes educativos formais e não formais construídos em redes de comunidades locais presenciais e virtuais com vista a uma educação de qualidade;
- Identificação do corpo de conhecimento trivium (literacia, materacia e tecnoracia)- conhecimento construído desempenhando uma tarefa – como aspetos com dimensão cultural que afetam a aprendizagem fazendo pontes com as comunidades;
- Construção de um museu comunitário de etnomatemática como método de análise e reporte dos estudos qualitativos.