Georgina Benrós de Melo


Nota biográfica

Georgina Maria Augusta Benrós de Melo, natural de Cabo Verde, obteve o grau de Mestre em Património, Turismo e Desenvolvimento, pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Cabo Verde, após defesa da dissertação “Museu Virtual de Paisagens de Cabo Verde – Por um modelo alternativo de turismo. Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Fez estudos de pós graduação com o CENFA – Centro de Formação e Aperfeiçoamento Administrativo (Praia, Cabo Verde) / FUNDAP – Fundação do Desenvolvimento Administrativo (São Paulo, Brasil) e na Graduate School of Public and International Affairs da Universidade de Pittsburgh (Pittsburgh, PA, EUA).

Trabalhou como economista em Cabo Verde, em Timor-Leste e, em Portugal. Desempenhou funções tanto no sector público quanto no sector privado em Cabo Verde. Em Timor-Leste, conduziu o processo de instalação da agência nacional responsável pela promoção do investimento e das exportações, designada TradeInvest Timor-Leste, tendo sido sua primeira Diretora Executiva. Em Portugal, dirigiu o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com sede em Lisboa, tendo sido sua primeira Diretora Geral, funções que exerceu durante 2 mandatos, de fevereiro de 2014 até fevereiro de 2020. Ela tem igualmente experiência em outras organizações internacionais e, em organizações da sociedade civil, tendo trabalhado com projetos de diferentes fundos e agências das Nações Unidas, em Cabo Verde, bem como com projetos financiados pelo Grupo Banco Mundial, tanto em Cabo Verde como em Timor-Leste.

Publicou artigos em revistas e em jornais, em Cabo Verde e em Portugal. Publicou também comunicações (na sequência de participação em distintas conferências), artigos e testemunhos em livros e ebooks.

É coautora, com Semedo, A., do “Guia do Exportador para o Mercado da União Europeia”, editado em 2001, por PROMEX e Projeto Cluster. É também coautora, com Waas-Bidaux, E. et al., de “Santa Catarina – Diagnóstico da Situação Sócio-Económica”, editado em 2000 por URBAPLAN SEREC e Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento. É igualmente coautora, com Alves, L., e Barros, P., dos “Estudos de Base: Indicadores Sócio-Económicos e Situação do Ambiente” que, conjuntamente com o “Relatório Nacional – Síntese” preparado por Furtado, C., dão corpo ao “Relatório do Desenvolvimento Humano – Cabo Verde – 1998 – PNUD”, editado em 1999 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)/HDR.

Áreas de interesse académico e científico

  • Economia
  • Desenvolvimento
  • Museologia
  • Sociomuseologia
  • Políticas Públicas de Museus

Projeto individual de doutoramento

No Caminho do Desenvolvimento, o Património de Cabo Verde: uma Proposta de Política de Museus
Título
Judite Santos Primo, PhD
Orientador
Resumo

O estudo parte do levantamento de elementos do património e museus existentes no arquipélago de Cabo Verde, para propor linhas de força de uma política nacional de museus que, na perspectiva da Sociomuseologia, contribuam para a estruturação de museus capazes de servir as respectivas comunidades, empoderando-as para enfrentar os desafios do desenvolvimento.