Graça Morais


Nota biográfica

Doutoranda em Ciências da Educação (Universidade Lusófona/Lisboa-Portugal). Mestre em Educação e Formação de Professores com foco em Educação Inclusiva (UECE). Esp. em Psicopedagogia (UVA) e em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (UNINTA). Graduada em Pedagogia (UVA); Psicanalista (IAMPST). Membro titular da ABPp Nacional, sob o nº 202; Vice-presidente da ABPp- CE (2011/2013 – 2014/2016), conselheira eleita da ABPp – Nacional (gestão 2017/2019). Foi professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior. Professora da Esp. em Educação Inclusiva e Psicopedagogia / UNINTA. É Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional do UNINTA e Procuradora Institucional da mantenedora AIAMIS. Compõe o banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis/ MEC.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação Inclusiva
  • Ensino Superior
  • Formação de professores
  • Aprendizagem e desenvolvimento
  • Transtornos de aprendizagem
  • Intervenção psicopedagógica na clínica e em espaços de saúde
  • Avaliação e regulação na Educação.
  • Psicanálise
  • Avaliação e regulação no Ensino Superior

Projeto individual de doutoramento

Necessidades e práticas inclusivas no ensino superior: a voz dos professores e alunos de um centro universitário no Brasil
Título
Maria Odete Emygdio Silva
Orientador
Resumo

Diante das atuais demandas da educação, a inclusão de alunos com deficiência tem sido tema amplamente debatido no meio escolar, social e acadêmico. No Brasil, particularmente nas últimas décadas, pesquisas e ações foram impulsionadas pelas lutas sociais, sobretudo, com a criação de leis e resoluções em defesa da educação para todos. Frente às redefinições das políticas educacionais, o acesso dos alunos com deficiência à educação regular aumentou gradativamente, apresentando desafios, exigindo reajustes do papel das instituições de ensino na atuação pedagógica inclusiva e, principalmente, na gestão institucional do ensino por parte do professor. No momento muitos alunos estão ascendendo ao Ensino Superior, o que poderia ser visto como satisfação na perspectiva da inclusão social, é recebido com preocupação pela maioria do professores e gestores no Ensino Superior. Mittler (2003) ressalta que para que a inclusão de fato aconteça, precisa de políticas, cultura e práticas de inclusão. Diante do exposto, a proposta deste trabalho é investigar as concepções de alunos e professores sobre os desafios enfrentados no cotidiano, objetivando sobretudo perceber, que necessidades têm professores e estudantes com deficiências em uma Instituição de Educação Superior privada no Brasil, relativamente a inclusão? Para tanto, adota-se como metodologia a pesquisa Qualitativa do tipo Estudo de Caso em uma Instituição de ensino Superior (IES), Centro Universitário no Ceará – Brasil, a coleta de dados, deve se dar por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas com professores e acadêmicos com deficiência matriculados na referida IES. Os dados serão tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016). A fundamentação teórica dar-se á através de pesquisadores que tratam da temática da Inclusão no Ensino Superior no Brasil e em Portugal dentre eles Mittler (2003), Mantoan (2003, 2010), Monte, Santo, Lizeo (2021), Silva (2007, 2010, 2021) entre outros.