Henrique Godoy
Nota biográfica
Actualmente estudante de doutoramento no programa de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia com a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”. Actualmente coordena um Grupo de Investigação intitulado ‘Insurgent Museologies of Our America’ MINA que está sob a alçada da Cátedra UNESCO e do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares Educação e Desenvolvimento. Participou como estagiário no ‘IX Prémio Ibermuseums em Educação’ para o projecto ‘Renovação do Museu’: Revitalização de um Museu como meio de Práticas Educativas” e organizou a exposição resultante ‘Colectividades em Diálogo’ no Museu Etnográfico de Casal de Monte Redondo, em Leiria, Portugal. Colaborou profissionalmente na digitalização de documentos, imagens e objectos da colecção ‘Museu de Typhology / Centro de Experiência Viva’.
Mestrado em Museologia e Universidade Lusófona com a dissertação ‘Imagens e Memórias Colectivas’: Museu Nacional da Resistência e Liberdade em Peniche”, obra que obteve a nota máxima de 20 em 20. Artigo publicado no Journal of Sociomuseology. Licenciado em fotografia na Universidade Paulista UNIP.
Áreas de interesse académico e científico
- Museologia e Fotografia
- Museus de memória política
Projeto individual de doutoramento
- Social Space and Social Museology: Remapping places of memory during Portuguese democratic transition
- Título
- Professora Doutora Judite Santos Primo
- Orientador
Resumo
Face ao aumento significativo dos estudos sobre a memória, este projecto centra-se na elaboração da importância de lugares de memória como instrumento museológico e educativo. O nosso objectivo é compilar informação sobre a história recente portuguesa sobre lugares que tiveram um papel nas disputas políticas durante o Estado Novo a 25 de Novembro de 1975 e torná-lo acessível através de serviços de mapas online. Além disso, será realizada uma discussão sobre o significado histórico desses sítios, tendo em considerar o papel do Estado na preservação ou no esquecimento e como pode impulsionar um futuro. Como pode a sociedade conhecer o seu passado através do espaço social? Desta forma, a nossa investigação centra-se no debate: como os museus de memória política podem explorar a relevância histórica dos espaços através de acções educativas? Como pode o reconhecimento de sítios melhorar a compreensão geral do passado e evitar a reprodução de falácias que minam os debates sobre questões sociais contemporâneas?