Ilda Costa


Nota biográfica

Maria Ilda de Ornelas Velosa Costa, aluna do 2.º ano do doutoramento em Educação.

Mestre em Ciências da Educação pela ULP.

Frequentou o 1º ano do mestrado “Física para o Ensino” da FCUP.

Fez profissionalização em serviço na UMa – grupo de recrutamento 510.

Licenciada em Bioquímica pela UP, ramo Indústrias Alimentares – científico.

Docente de Física e Química.

Áreas de interesse académico e científico

  • Formação contínua de professores;
  • Educação e educação para a cidadania.
  • Inclusão
  • Formação em mediação;
  • Mediação de conflitos em contexto escolar;
  • Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória

Projeto individual de doutoramento

A mediação na formação de professores e de alunos: contributo para a melhoria das relações interpessoais e aprendizagens socioeducativas
Título
Professora doutora Elisabete Pinto da Costa
Orientador
Professora Doutora Alcina Oliveira Martins
Coorientador
Resumo

A sociedade está em constante e acelerada mudança e o público que hoje frequenta a escola é muito heterogéneo, com diferentes formas de ser e de agir, transportando para o interior daquela os dilemas do seu dia a dia. A escola precisa de uma orgânica institucional, pedagógica e comunicacional que se ajuste à sociedade atual. Estes fatores contribuem para que rapidamente o professor se sinta desatualizado exigindo uma constante atualização de modo a acompanhar a evolução do conhecimento e da sociedade. É solicitado à escola e ao professor que contribua para a educação integral do aluno pelo que faz sentido aprofundar o conhecimento na área das relações interpessoais e resolução construtiva de situações dilemáticas com recurso à mediação de conflitos. Definimos como objetivo geral: Compreender em que medida a formação em mediação de professores e de alunos contribui para a melhoria das relações interpessoais e das aprendizagens socioeducativas. No estudo empírico optamos por uma metodologia qualitativa, com recurso ao inquérito por entrevista, focus grupo observação participante e análise de documentos para a recolha de dados. A análise dos dados será feita com recurso à técnica de análise de conteúdo segundo a codificação dos textos das entrevistas, do foucus grupo, dos registos das observações e dos documentos a selecionar.

Palavras-chave: Aprendizagens socioeducativas; Formação de professores; Formação de Alunos; Mediação de conflitos; Relações interpessoais