Ilda Costa
Nota biográfica
Maria Ilda de Ornelas Velosa Costa, aluna do 2.º ano do doutoramento em Educação.
Mestre em Ciências da Educação pela ULP.
Frequentou o 1º ano do mestrado “Física para o Ensino” da FCUP.
Fez profissionalização em serviço na UMa – grupo de recrutamento 510.
Licenciada em Bioquímica pela UP, ramo Indústrias Alimentares – científico.
Docente de Física e Química.
Áreas de interesse académico e científico
- Formação contínua de professores;
- Educação e educação para a cidadania.
- Inclusão
- Formação em mediação;
- Mediação de conflitos em contexto escolar;
- Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
Projeto individual de doutoramento
- A mediação na formação de professores e de alunos: contributo para a melhoria das relações interpessoais e aprendizagens socioeducativas
- Título
- Professora doutora Elisabete Pinto da Costa
- Orientador
- Professora Doutora Alcina Oliveira Martins
- Coorientador
Resumo
A sociedade está em constante e acelerada mudança e o público que hoje frequenta a escola é muito heterogéneo, com diferentes formas de ser e de agir, transportando para o interior daquela os dilemas do seu dia a dia. A escola precisa de uma orgânica institucional, pedagógica e comunicacional que se ajuste à sociedade atual. Estes fatores contribuem para que rapidamente o professor se sinta desatualizado exigindo uma constante atualização de modo a acompanhar a evolução do conhecimento e da sociedade. É solicitado à escola e ao professor que contribua para a educação integral do aluno pelo que faz sentido aprofundar o conhecimento na área das relações interpessoais e resolução construtiva de situações dilemáticas com recurso à mediação de conflitos. Definimos como objetivo geral: Compreender em que medida a formação em mediação de professores e de alunos contribui para a melhoria das relações interpessoais e das aprendizagens socioeducativas. No estudo empírico optamos por uma metodologia qualitativa, com recurso ao inquérito por entrevista, focus grupo observação participante e análise de documentos para a recolha de dados. A análise dos dados será feita com recurso à técnica de análise de conteúdo segundo a codificação dos textos das entrevistas, do foucus grupo, dos registos das observações e dos documentos a selecionar.
Palavras-chave: Aprendizagens socioeducativas; Formação de professores; Formação de Alunos; Mediação de conflitos; Relações interpessoais