Inês Almeida


Nota biográfica

Licenciada em Psicologia Clínica e de Aconselhamento em 2005; Mestre em Economia Social e Solidária (2012). Possui ainda Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física.

Tem colaborado em diferentes instituições, desenvolvendo trabalho de intervenção clínica e de investigação.

Atualmente é Doutoranda em Urbanismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e membro do projeto de investigação C3PLACES (Horizon 2020 grant agreement 9693443).

Áreas de interesse académico e científico

  • Envelhecimento
  • Espaço Público e Saúde

Projeto individual de doutoramento

Os espaços verdes urbanos: contributos para a qualidade de vida e bem-estar da população idosa
Título
Prof. Doutora Ana Loureiro e Prof. Doutora Rosário Rosa
Orientador
Resumo

Visa compreender-se como e através de que mecanismos a quantidade e qualidade de espaços verdes públicos em contexto urbano se interrelacionam com diferentes dimensões de saúde mental em adultos idosos. Nesse sentido, a questão geral que orienta o estudo procura explorar como se articulam fatores individuais (perceção individual) e socioambientais (contexto urbano do idoso) para promover/manter a saúde mental e bem-estar no adulto idoso. Assim, definiu-se como objetivo geral para o presente projeto de investigação compreender a associação entre o bem-estar mental e a qualidade de vida dos idosos residentes em contexto urbano e o uso de espaços verdes públicos (qualidade/quantidade de espaço, tipo de uso e frequência).