Isaac Saquengue Bonga
Nota biográfica
Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, mestre em Ciências da Educação, no ramo de Especialização em Políticas Públicas e Contexto Educativos pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Licenciado em Ciências da Comunicação, Ramo de Marketing, Publicidade e Relações Públicas pelo Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologia Ekuikui 2 em Angola. Desde 2015 – Docente universitário Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – Ekuikui 2, no Curso de Ciências da Comunicação, nas disciplinas de: História dos Meios de Comunicação, História do Jornalismo, Cibercultura, Cultura-Redes e Globalização, Gestão da Comunicação e Marketing e Comunicação Web;
Atualmente Editor, Realizador Desportivo e Locutor na Rádio Huambo do Grupo Rádio Nacional de Angola (desde Setembro de 2002);
Áreas de interesse académico e científico
- Ciências da Educação
- Comunicação
- Tecnologias de Informação
Projeto individual de doutoramento
- O papel da Rádio no Processo de Ensino e Aprendizagem: Crianças em idade escolar nas zonas rurais de Angola
- Título
- Dulce Maria Franco
- Orientador
Resumo
A Rádio é o meio de comunicação dominante em Angola, com maior alcance em relação à televisão, jornais e outros media. A rádio tem provado ser uma ferramenta de desenvolvimento humano, social e económico; de divulgação e acesso à informação, particularmente para as comunidades rurais.
A Rádio “tem a missão crucial de tornar publicamente disponível, a informação necessária a uma plena avaliação cidadã dos contornos das realidades económicas, sociais, culturais e políticas e das atuações que a configuram” (Barreiros, 2010, p 23). O interesse em estudar este tema surgiu com objetivo de mostrar até que ponto a Rádio pode contribuir para o desenvolvimento da Educação nas zonas rurais de Angola (socialmente, culturalmente, politicamente e economicamente).
Falar da comunicação no contexto africano é, falar da rádio, sobretudo comunitária e as línguas que utilizam para que as suas mensagens atinjam a população. Os dialetos locais, no caso concreto de Angola e no contexto africano, constituem um instrumento determinante na comunicação utilizado pela rádio e têm desempenhado uma função importante na informação e formação das comunidades.