Isis Maria Monteles Bastos
Nota biográfica
Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Mestre em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Educação a Distância – Tecnologias Educacionais (Instituto Federal do Paraná) e Avaliação Educacional (Universidade Estadual do Maranhão). Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Chefe da Divisão de Formação Profissional e Avaliação de Desempenho da PROGEP da Universidade Estadual do Maranhão. Avaliadora do MEC. Assessora Técnico-Pedagógica em Regulação do Ensino Superior. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Supervisora Educacional da Secretaria de Educação do Maranhão. Professora das Séries Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Maranhão. Atua com docência no ensino superior e projetos na área de educação.
Áreas de interesse académico e científico
- Educação e Tecnologias Educacionais
- Competências Digitais
- Formação de Professores
Projeto individual de doutoramento
- COMPETÊNCIAS DIGITAIS: as necessidades de formação de professores da Educação Básica do Estado do Maranhão.
- Título
- Profª Mª Dulce Franco
- Orientador
Resumo
Vivemos numa sociedade do conhecimento que reflete todas as transformações ocorridas com os avanços tecnológicos. O momento atual exige a necessidade de refletir sobre os processos educacionais, o que remete o nosso olhar para uma questão emergente, que são as competências digitais que os professores possuem e a sua necessidade de formação contínua para responderem aos desafios indicados pela atual sociedade. O presente artigo faz parte de um projeto ainda em fase de desenvolvimento e tem como questionamento “Os professores da Educação Básica reconhecem as suas competências digitais a fim de identificar a necessidade de formação que necessitam?”. Desta forma, este estudo tem como objetivo procurar retratar os atuais níveis de competências digitais dos professores, através de um modelo de autoavaliação de competências digitais a aplicar aos professores deste ramo de ensino. Com base nesse levantamento de dados, pretende-se apresentar um programa de formação contínua para professores sustentado no desenvolvimento das competências digitais, contribuindo assim para a evolução profissional dos professores e para a qualidade da prática docente. A opção metodológica será a realização de uma pesquisa de caráter descritivo-analítica, respaldada pela literatura vigente da área tendo como entre outros autores: Moran, 2015, Silva, 2014, Perenoud, 2010 e no documento Base Nacional Comum Curricular,2020. A complementar prevê-se uma revisão sistemática da produção nacional, no período de 2015 a 2021, sobre os estudos de Competências Digitais e de Formação de Professores. Serão aplicadas entrevistas semiestruturadas aos professores a partir de instrumentos validados previamente. Espera-se apresentar as categorias que mensurem essas competências digitais e os critérios que contribuam para o processo de formação continuada desses professores da rede de Educação Básica do Estado do Maranhão – Brasil.