Jacqueline Rodrigues Pino


Nota biográfica

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa, Portugal. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa. Pós-graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes- Rio de Janeiro. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense(UFF)- Niterói/RJ. Professora concursada da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Áreas de interesse académico e científico

  • Formação de professores
  • Educação de Jovens e Adultos.

Projeto individual de doutoramento

O ingresso dos homens na Escola Normal e no primeiro segmento do Ensino Fundamental no Rio de Janeiro/ Brasil
Título
Professora Drª Ana Sofia António
Orientador
Resumo

A pertinência deste trabalho intensifica as questões que permeiam a profissão docente e se insere principalmente na Escola Normal, que se encontra extinta em alguns países e, no Brasil em alguns estados, visto que o curso foi sendo suprimido pela formação universitária. O que ocorreu na contemporaneidade foi a mudança neste perfil, no qual os homens, que há muito haviam esvaziado, enquanto alunos, o curso de formação de professores, têm (re)ingressado neste segmento de ensino. O que conduz os homens a optarem pelo Curso Normal no Ensino Médio que ainda se encontra em vigência em 20 dos 26 Estados do Brasil além do Distrito Federal? Uma vez formados, atuando em sala de aula, como é se enveredar em um ambiente majoritariamente feminino.