Karla Barroso de Siqueira
Nota biográfica
Doutoranda do Programa de Doutoramento em Museologia – ULHT/ Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeIED/ULHT, Portugal – Unesco, França. ( 2021-2022/ 2025)
Mestra em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO, com o projeto de investigação: “Oraniã é Paulo da Portela – Memórias e Religiosidades no Samba-enredo da GRES Portela” financiado por CAPES/CnPQ. (2017-2019)
Bacharelado em Museologia pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2011-2016)
Licenciatura em Artes Visuais pela – FAMOSP (2016)
Integra a Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ).
Tem experiência na temática da Memória Social e Patrimônio Cultural relacionada a diáspora afro brasileira.
Áreas de interesse académico e científico
- Sociomuseologia
- Memória Social e Patrimônio Cultural
- Estudos Culturais
- Diáspora Africana
- Religiosidades Afro brasileiras
- Narrativas
- Práticas Participativas com Comunidades
Projeto individual de doutoramento
- A busca do atl ntico negro na cidade de lisboa: a educação, a diáspora africana e o lugar da insubordinação na cosntrução das narrativas
- Título
- Orientador
- Coorientador
Uma cidade e seus territórios são definidos pela porosidade e por fronteiras fluídas. A construção, permanências e apagamentos se relacionam com o direito à memória, educação, as narrativas e suas representações culturais.
A Sociamuseologia como insubordinação e instrumento de encantamento do mundo é a referência para a abordagem e reflexão dos processos e representações culturais nos espaços formais e não formais que perpassa a diáspora africana no espaço-territtório da cidade de Lisboa. É com essas bases a proposta dessa investigação, com outros saberes, gramáticas e pensamentos e inscritas na perspectiva das culturas afro diáspóricas, pois, entende-se a descolonização como tarefa e prática educativa.