Laura Sousa


Nota biográfica

Doutorando em Educação (ULHT), Mestre em Administração Educacional e Licenciada em Ciências da Educação.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação Inclusiva
  • Currículo
  • Diferenciação Curricular

Projeto individual de doutoramento

(Re) pensar o currículo escolar na educação inclusiva: da conceção à prática [Provisório]
Título
Maria Odete Emygdio da Silva
Orientador
Resumo

A presente investigação propõe refletir a partir do olhar especializado da educação, através de uma reflexão acerca da educação inclusiva e dos paradigmas curriculares. Pretende-se, com base no objetivo da nossa problemática, compreender a diversidade e a discussão educativa sobre a função da escola e o seu papel em relação às respostas educativas dadas às crianças e aos jovens com Paralisia Cerebral, em escolas do Ensino Básico.

O propósito do nosso projeto passa pela compreensão e identificação das competências desenvolvidas no sistema educativo português, na comunidade e nos vários contextos de capacitação e qualidade de vida, decorrentes do alargamento da escolaridade obrigatória. Esta problemática encontra-se integrada como um tema das Políticas de educação especial em Portugal, sendo que as pessoas com necessidades especiais devem ser respeitadas nas suas especificidades.

No tempo atual, esta visibilidade parte de um dos problemas prementes da nossa sociedade que é o fenómeno da desigualdade social, existente por vezes no âmbito educacional. Assim, para o fomento de uma comunidade inclusiva e igualitária necessitamos revogar alguns dos conceitos e conscientizar a comunidade educativa para a prestação de práticas pedagógicas conscientes e diversificadas. É determinante repensar sobre o percurso subjacente às conceções e às práticas relativas à inclusão, neste caso, sobre a educação inclusiva e os currículos alternativos, numa lógica de diferenciação curricular.

O desenho metodológico do estudo, de cariz qualitativo, possibilita compreender e explicar a complexidade dos fenómenos educativos e curriculares na Educação Inclusiva e ao mesmo tempo, construir de uma forma progressiva, um património de saberes em relação às práticas desenvolvidas, entre as conceções da educação inclusiva passadas e atuais.

Os investigadores em ciências da educação devem procurar uma racionalização do problema, colocando, hipoteticamente, a abertura a novos paradigmas de ação através, nesta temática, do currículo inclusivo.

Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais; Currículo; Diferenciação Curricular; Paralisia Cerebral.