Léa Barbosa
Nota biográfica
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – (UVA). Especialização em PSICOPEDAGOGIA (UVA/UNINTA). Especialização em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO) (UNINTA). Especialização em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR (UNINTA). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/UFC). Doutorado em andamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT). Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis-MEC). Coordenadora da Clínica de Psicopedagogia (UNINTA). Professora de graduação e pós-graduação (UNINTA). Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, afetividade, gestão escolar, dificuldades de aprendizagem, transtornos específicos de aprendizagem, inclusão de alunos com deficiências no Ensino Superior e docência.
Áreas de interesse académico e científico
- Transtornos Específicos de aprendizagem
- Pessoas com deficiências no ensino superior
- Pedagogia
- Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar
- Gestão escolar
- Afetividade
- Inclusão
- Dificuldades de aprendizagem
- Transtornos Específicos de Aprendizagem
- Pessoas com Deficiências no Ensino superior
Projeto individual de doutoramento
- O acompanhamento psicopedagógico como instrumento facilitador de inclusão de alunos com deficiências no ensino superior
- Título
- Margarida Belchior
- Orientador
Resumo
O presente projeto de tese pretende analisar as políticas para a inclusão no ensino superior de alunos com deficiências. Como também o acompanhamento psicopedagógico na Universidade pode auxiliar tanto na avaliação das dificuldades apresentadas, como quais as medidas que devem ser tomadas para minimizá-las. A inclusão de pessoas com deficiências na sociedade e, principalmente no Ensino Superior, é um processo complexo e cheio de desafios, desafios estes que com as Leis de Inclusão estão avançando para melhor acolher quem apresenta uma deficiência, deseja estudar e se formar para atuar na área que tanto sonha concretizar. Os desafios da pessoa com deficiência para concluir com êxito o curso são inúmeras conforme as literaturas. Acredita-se que os serviços de acompanhamento oferecidos pelas instituições de Ensino superior quando existem, ajudam os acadêmicos a amenizarem suas inseguranças.