Lisa Pigozzi


Nota biográfica

Lisa Nadia Roberta Pigozzi é uma investigadora apaixonada em ecomuseus com um forte background em turismo.

É Licenciada em Ciências do Turismo (2014), e Mestre em Turismo e Desenvolvimento Local (2016), com um projecto de tese experimental em Cuba, onde trabalhou com o Instituto de Ecologia e Sistemática de Havana para propor a implementação de um ecomuseu no Vale de Viñales (Pinar del Rio).

Sempre esteve imersa e fascinada pela mistura de culturas, e tem experiência na promoção de destinos, graças ao trabalho numa viagem dinâmica de arranque de experiências. Aí, foi responsável pela caça e desenvolvimento de actividades fora de rota em Itália (e em todo o mundo) para ligar os habitantes locais a viajantes curiosos, e promover excelências territoriais.

Prossegue os seus estudos e investigação em ecomuseums, e é investigadora no Departamento de Sociologia e Investigação Social da Universidade de Milão Bicocca, com o Projecto EcoHeritage [ERASMUS + KA 2020-1-ES01-KA204- 082769]. O projecto visa aumentar a sensibilização para os ecomuseus como ferramenta participativa para envolver as comunidades locais na gestão sustentável do património e do território.

É doutoranda em Museologia, na Universidade Lusófona (Lisboa), com bolsa de investigação UNESCO-ULHT Chair “Education, Citizenship and Cultural Diversity” (Universidade Lusófona – ULHT, 2021-2024), onde faz parte de diferentes grupos de estudo (MINA-Museología Insurgente en Nuestra América; LabSe – Laboratorio de Socio-expografia; Educación e Paulo Freire).

Os seus estudos e interesses de investigação centram-se no papel dos ecomuseus no desenvolvimento local, e como os ecomuseus podem promover o turismo responsável.

Áreas de interesse académico e científico

  • Sociologia
  • Museologia
  • Ecomuseums
  • Gestão participativa do património
  • Educação
  • Património cultural
  • Turismo Responsável
  • Desenvolvimento Local
  • Turismo Comunitário

Projeto individual de doutoramento

Rural areas development through ecomuseums’ actions. The challenge of bottom-up sustainable tourism planning
Título
Professor Mário Caneva de Magalhães Moutinho
Orientador
Resumo

O objetivo do projeto de investigação é estudar o papel dos ecomuseus nas zonas rurais italianas, portuguesas e espanholas para desenvolver uma nova oferta turística planeada com a comunidade local.

Os objetivos gerais da investigação são:

  • Estudar a situação dos ecomuseus e do projeto de património comunitário nas zonas rurais de Itália, Portugal e Espanha, que são alguns dos Estados onde o projeto Ecoheritage se encontra em curso. Como já estou envolvido num projeto de investigação sobre ecomuseus, gostaria de aprofundar alguns aspetos da investigação, concentrando-me no turismo e no desenvolvimento local.
  • Estudar ações baseadas na comunidade para a salvaguarda do património.
  • Implementar novas ofertas turísticas nas zonas rurais de Itália, Espanha e Portugal, baseadas nas tradições locais e na valorização do património pela comunidade local.