Luís Oliveira Couto
Nota biográfica
Licenciado em Psicologia, Mestre em Neuropsicologia Aplicada do Adulto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e atualmente doutorando do 2º ano em Ciências da Educação na ULHT. Investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. Investiga e intervém na área da Neuropsicologia nas patologias Unipolar e Bipolar. Atualmente é Vice-presidente da Direção, membro do conselho científico e neuropsicólogo da Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares.
Áreas de interesse académico e científico
- Investigação na área da doença unipolar e bipolar
- Literacia em Saúde Mental
- Direitos Humanos
- Intervenção/reabilitação através das Artes e das Atividades Socialmente Úteis
- Qualidade de Vida
- Exclusão Social
Projeto individual de doutoramento
- Impacto da aplicação de um Programa de Educação Biopsicossocial /Estimulação Cognitiva e seus contributos para uma plena inclusão de pessoas com diagnóstico de doença bipolar
- Título
- Professor Jorge Oliveira
- Orientador
Resumo
Esta investigação pretende avaliar o impacto de um programa de psicoeducação combinado com estimulação cognitiva em realidade virtual em pessoas com diagnóstico de doença bipolar. Irá recorrer um estudo experimental usando como metodologia principal uma pesquisa quantitativa causal para avaliar o impacto da aplicação do programa de estimulação cognitiva e do programa de psicoeducação, coadjuvada por uma metodologia quantitativa de casos múltiplos recorrendo também a uma pesquisa causal para dar maior robustez a investigação. Tendo como objectivo melhorar as funções cognitivas (atenção, memória, controlo inibitório, organização, tomada de decisão), literacia e qualidade de vida de pessoas com diagnóstico de perturbação bipolar.