Maria João Rocha
Nota biográfica
Maria João Chainho Ataide Rocha, doutoranda em Educação da ULHT.
Mestre em neuropsicologia, inteligências múltiplas e mindfulness em educação para crianças pela Universidade António Nebrija – Madrid (2019).
Licenciada em Educação de Infância na ESE de Setúbal – 2005.
Áreas de interesse académico e científico
- Educação de Infância
- Estudos da criança
- Pedagogia da Infância
- Formação de educadores de infância
- Formação prática de educadores de infância
- Educação dialógica
- Educação para a Paz e Direitos Humanos
- Inclusão Educativa
Projeto individual de doutoramento
- A vez e a voz das crianças: Um estudo com e para as crianças
- Título
- Professora Doutora Ana Paula Silva
- Orientador
Resumo
O presente projeto de investigação surge no âmbito do doutoramento em educação. A temática centra-se na participação e na voz das crianças em contexto de educação pré-escolar. Na base deste nosso interesse investigativo está a questão: Como é que as vozes e a participação das crianças, sobre as suas experiências de aprendizagem, são (des)consideradas no contexto educativo? Assumimos nesta inquietação o ponto de partida necessário que se refletirá nas questões epistemológicas que nortearão a intenção de concretização deste estudo. Assim, dar voz e agenciar as crianças participantes da pesquisa é, antes de mais, o nosso compromisso: um estudo com e para as crianças. Pois reconhecemos as crianças como pessoas em desenvolvimento, capazes de pensar por si mesmas, construindo, assim, o seu próprio entendimento do mundo. Deste modo, é nosso desígnio percorrer um caminho paralelo, em sintonia interrelacional, coconstruindo as conclusões que emergirão deste estudo. Baseados em autores de referência no domínio da nossa temática, ou seja, alicerçados em paradigmas que privilegiam a voz e a participação efetiva das crianças, onde a pedagogia da escuta e da participação se afirma. Para o efeito, centrar-nos-emos no paradigma interpretativo integrando a perspetiva etnográfica, circunscrita ao estudo de caso. Relativamente, aos instrumentos de recolha de dados, objetivamos múltiplas fontes de informação, a análise de conteúdo será a técnica utilizada para as inferências dos dados recolhidos em campo, permitindo-nos a triangulação e a identificação dos resultados.
Palavras-Chave: Educação pré-escolar (jardim de infância); Participação das crianças (vozes e pedagogia da escuta); O lugar da criança; Aprendizagens