Maria Manuela de Oliveira Jacinto
Nota biográfica
É investigadora do CeiED, membro do Op.Edu, doutoranda em Educação e docente na ULHT; licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, pós-graduada em Educação pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Foi consultora e formadora da FCG em São Tomé e Príncipe, vogal da Comissão Instaladora e vice-presidente da Escola Portuguesa de Moçambique, assessora da Secretária de Estado da Educação do XIV Governo Constitucional, assessora da Direção de Educação e Juventude de Macau; docente da Faculdade de Ciências da Educação de Macau e da ESE de Lisboa, coordenadora da Divisão de Estudos e Desenvolvimento do IEFP e coordenadora pedagógica nacional do Programa Comunitário Euroqualificação. Professora do ensino secundário, formadora e avaliadora em educação e formação profissional.
Áreas de interesse académico e científico
- Educação
- administração educativa
- supervisão e orientação pedagógica
- formação/avaliação de professores
- educação de adultos
- educação social
- projetos e práticas de intervenção socioeducativa
- cooperação com PALOP
- formação profissional.
Projeto individual de doutoramento
- Literacia de Adultos: Nível 1 de literacia uma monografia 25 anos depois
- Título
- Professora Ana Benavente
- Orientador
Resumo
No quadro do projeto Estudo Nacional de Literacia 25 anos depois, a autora propõe-se conduzir uma monografia, articulada com o primeiro Estudo que se realiza, em Portugal, 25 anos depois da publicação em 1996 do primeiro Estudo coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com base num protocolo com o CNE e Fundação Calouste Gulbenkian, denominado A Literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, sob a coordenação de Ana Benavente. Pretende-se aprofundar, assegurando opções metodológicas centradas no espaço geográfico e na idade, a situação atual dos perfis dos adultos que se encontravam à data do primeiro estudo no nível 1 de literacia. Segundo os resultados do referido estudo, encontravam-se no nível 1 de literacia 37,0% dos inquiridos, ou seja cerca de 2,3 milhões de indivíduos da população-alvo, o que constitui um número muito significativo da população portuguesa que manifestou a ausência de competências nas dimensões da literacia em análise. O nível 1 de literacia integrou indivíduos com diversos graus de escolaridade, designadamente os que não possuem a escolaridade completa, os que detêm o 1º, 2º e 3ºciclos do ensino básico, o ensino secundário e o superior, de níveis etários situados entre os 15 e os 64 anos. Dos inquiridos neste nível de literacia o maior grupo, cerca de 55% têm idade superior a 40 anos e 20% superior a 55 anos. Os indivíduos com idades entre 25 e 39 anos representam aproximadamente 30% e os jovens dos 15 aos 24 anos, cerca de 15%. 1 Neste contexto, a autora entende da maior relevância analisar à luz da sociedade atual, os resultados então obtidos e aprofundar as alterações ocorridas em grupos com caraterísticas sociais específicas e em contextos socioculturais particulares. Trata-se, por esta razão, de um estudo de natureza qualitativa de caráter monográfico que utilizará os materiais que permitiram estabelecer os níveis de literacia, revistos e se articulará com o estudo atrás referido, pondo em evidência eventuais permanências e novas exclusões em contextos socioculturais determinados.