Maria Teresa de Almeida e Costa
Nota biográfica
Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, mestre em Supervisão pedagógica e formação de formadores, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro. Licenciada em Ciências da Educação, opção de Pedagogia, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. Docente universitária com a categoria de assistente, na Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda, regente e leciona as disciplinas de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Oficinas de Língua Portuguesa no curso de Educação de Infância e orientadora de estágio supervisionado.
Áreas de interesse académico e científico
- Ciências da Educação
- Linguística
Projeto individual de doutoramento
- Metodologias, Práticas e o Desenvolvimento De Competências Comunicativas em Língua Portuguesa na Educação Pré-escolar: Caso das Classes de Iniciação de duas Escolas Públicas, das Zonas Urbana e Rural em Angola
- Título
Resumo
Angola é um país com mais de 33 línguas e dialetos. Após a independência, tal como na era colonial, a Língua Portuguesa continuou a ser a única língua de escolarização e de comunicação nas instituições do estado, tendo-se expandido por quase todo o país, sendo a língua mais falada, como segunda língua da maioria da população, a primeira língua para algumas famílias, mas também, estrangeira nas comunidades das zonas rurais. Sendo o domínio da Língua Portuguesa uma premissa para o sucesso escolar, torna-se relevante um estudo, com o objetivo geral: Compreender como as metodologias e práticas proporcionam o desenvolvimento de competências comunicativas em Língua Portuguesa na classe de iniciação; São objetivos específicos: Analisar as diretrizes sobre a Língua Portuguesa, no plano curricular da classe de iniciação; Identificar que competências comunicativas são trabalhadas em sala de aula; Verificar os métodos e recursos utilizados para trabalhar as competências comunicativas; Constatar a adequação das práticas pedagógicas ao contexto sociolinguístico e ambiental das crianças. Será um estudo qualitativo a realizar em 2 escolas das zonas rural e urbana, tendo como sujeitos de estudo os professores da classe de iniciação. Pela análise do conteúdo, entrevista e observação pretende-se encontrar respostas sobre os métodos e as práticas que que possam favorecer a aprendizagem significativa da Língua Portuguesa, língua materna e língua não materna, adequado às realidades locais.