Marli Silvana da Silva


Nota biográfica

Professora Formadora Docente da EFAP na rede pública estadual, com Licenciatura Plena em Química e Pedagogia, Pós- graduada em Psicopedagogia, especialista em Metodologias e Didáticas de ensino, Professora Titular jurisdicionada na diretoria de ensino leste 3, Laureada com Prêmio Excelência na Educação pela Leste 2 – 1ª Edição/2016 Troféu “Professora Marília Santos Carvalho Polillo”; Mestre em Ciências da Educação pela UNIVERSIDAD LOGOS e doutoranda na Universidade Lusófona de Lisboa com o tema Formação Docente e práticas de Avaliação Docente.

Áreas de interesse académico e científico

  • Ciências da Educação
  • Formação Docente

Projeto individual de doutoramento

Formação Docente atrelada as Competencias Socioemocionais no Contexto Híbrido
Título
José Gregório Viegas Brás
Orientador
Resumo

Na pesquisa, vinculada ao curso de doutorado em Educação, tem como proposta estudar sobre como os docentes estão se desenvolvendo nas formações de ATPC realizadas no Centro de Mídias do Estado de São Paulo, na perspectiva de valorizar as caracteristica do trabalho docente considerando as especificidades locais e indivividuais na construção do sentido de identidade em comum através da construção coletiva dos saberes por meio das formações em aulas de trabalho pedagógicos no contexto híbrido.

A A abordagem metodológica deste trabalho segue os seguintes procedimentos: questionários, entrevistas e análise documental.

Como embasamento teórico, trago os autores: BACCI, CUNHA, TARDIF,NÓVOA, entre outros, que demonstram por meio de suas publicações, aspectos muito importantes que contribuem com a formação docente considerando relevante o uso de metodologias ativas, as quais potencializam o fazer pedagógico, que possibilita a promoção da motivação na busca do autodesenvolvimento.

Os dados obtidos, até a atual etapa da investigação, apontam que,  de fato, há uma necessidade de autodesenvolvimento contínuo, o que inclui momentos semelhantes ao que vivenciamos durante a pandemia. Dessa forma, foi relevante analisar como as relações nas formações de ATPC foram ressignificadas sem perder o viés pedagógico e participativo, considerando o contexto de formação híbrida.

Palavras chave: Formação Docente; Competencias socioemocionais; Ensino Híbrido