Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues


Nota biográfica

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1990), Especialização em Metodologia do Ensino de Terceiro Grau pela Universidade Estadual do Maranhão (1988) e Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Sou professora da Universidade Estadual do Maranhão, ministro aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Práticas e Estágios Curriculares. Diretora dos Cursos de Letras/CECEN e Diretora do Curso de Letras do Programa de Formação de Professores – ENSINAR. Prestei serviços pedagógicos no Programa Ensinar de Formação de Professores, no Processo Seletivo Simplificado vestibular EAD , no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior-PAES 2017 , 2018,2019. Desenvolvi o projeto/subprojeto UEMA/CAPES- Língua Portuguesa na modalidade de Docente Orientador da Universidade Estadual do Maranhão, vinculado ao Programa Residência Pedagógica de agosto de 2018 a janeiro de2020. Desenvolvi os projetos de extensão: A Argumentação na Produção de Textos Dissertativos (2015-2016); A abordagem da língua inglesa na Perspectiva de Produção Textual e Leitura (2018-2019). Atualmente sou Coordenadora do Projeto Escola de Aplicação C.E Paulo VI / UEMA, Membro do Conselho Estadual de Educação do Maranhão para Implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Maranhão

Áreas de interesse académico e científico

  • Formação de Professores
  • Linguagem, Literatura e Educação

Projeto individual de doutoramento

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso do Programa Ensinar no Maranhão
Título
Resumo

Baseado no estudo de caso do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão, esta pesquisa irá examinar a presença de mecanismos ideológicos que permeiam o discurso docente sobre o revés escolar da formação de profissionais de Letras em língua portuguesa, procurando as estratégias referenciadas pelos docentes que as ressalve das responsabilidades que possam ser atribuídas a eles a partir de vivências em sala de aula. Apoiado na conexão existente entre a valorização da formação inicial; os processo de seleção desempenhado pelo sistema da universidade, tendo como principais referenciais teóricos os autores Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron e Christian Baudelot & Roger Establet, os quais fazem uma crítica social ao sistema de ensino; pretende-se verificar se o docente é o agente social que contribui para o revés escolar; se está conscientizado que as metodologias utilizadas são eficazes para o aprendizado; ou se as mesmas dificultam o processo.