Mingas Eduardo Kok
Nota biográfica
Sou formada na área de Ciências de Educação. Doutoranda em Sociomuseologia, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. Concluí o Mestrado em Ciências de Educação, Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho, Portugal. Concluí o Bacharelato e Licenciatura em Ensino de História, pela Universidade Pedagógica -Delegação de Nampula, Moçambique. Tenho uma sólida experiência na área de educação com atuação em instituições de nível primário, secundário, médio, e superior em Nampula, há mais de 20 anos. Trabalhei para o Ministério de Educação como professora, durante 10 anos (2000-2010). Desempenho a função docente no ensino superior há 14 anos (2008-2022), na Universidade Rovuma onde leciono as disciplinas de Didática de História, Antropologia Cultural de Moçambique, Prática e Estágio Pedagógicos. Tenho experiência no desenvolvimento de pesquisas, por meio de realização de dissertação de mestrado, assim como por meio de orientação e arguição de monografias cientificas nos cursos de graduação na Universidade pedagógica/Universidade Rovuma. Participei em eventos científicos nacionais e Internacionais (Conferências, Seminários Colóquios e Mesas Redondas). Faço parte de núcleos internos de pesquisa na Universidade Rovuma onde, atualmente, decorrem pesquisas de caracter socioantropológicos, nomeadamente: “Estudos Cemiteriais em Tempos de Pandemia” e “Perceções sobre a COVID – 19 em Moçambique”. Possuo capacidade de liderança (chefe de repartição do curso de História na instituição supracitada, há 3 anos). Possuo habilidades na organização do processo de elaboração de planos curriculares (membro da organização geral e coordenadora da comissão de autoavaliação para acreditação do curso de licenciatura em História aprovado pela Comissão Nacional de Avaliação de Qualidade-CNAQ- em 2021). Quanto as habilidades linguísticas, sou fluente na língua portuguesa e possuo aptidões razoáveis na língua inglesa (3º nível de Inglês, pelo instituto de línguas de Moçambique- delegação de Nampula).
Áreas de interesse académico e científico
- Educaçao e museus
Projeto individual de doutoramento
- Museus como espaços de educação em Moçambique: uma abordagem no contexto da Nova Museologia
- Título
- Profª. Doutora Maristela Simão
- Orientador
Resumo
O presente projeto de pesquisa visa compreender como as comunidades moçambicanas se apropriam do património musealizado, concretamente, procurará analisar as estratégias de inclusão das comunidades no processo de preservação do património. A partir de estudos de caso do Museu Nacional de etnologia em Nampula e do Museu da Ilha de Moçambique, a tese examinará como os museus em Moçambique desempenham seus papeis de arquivos de informação e educadores para capacitar ou ignorar as comunidades. O estudo enquadrar-se-á numa abordagem da museologia crítica, ao assumir a missão social do museu como vetor de desenvolvimento das comunidades. A investigação será de natureza mista(qualitativa/quantitativa). O estudo espera como resultados: Trazer o enquadramento histórico dos museus em Moçambique; contribuir para a discussão nacional e internacional no âmbito da museologia e da Educação Patrimonial; Propor uma rede de ação educativa em museus moçambicanos; Sugerir estratégias para inclusão das comunidades locais no processo de preservação dos patrimónios; contribuir para valorização e preservação do património histórico e cultural em Moçambique
Palavras Chave: Museu, património, Educação, Comunidade, Cultura, Desenvolvimento local