Moana Campos Soto
Nota biográfica
Moana Soto é consultora em Educação Museal, Expografia e desenvolvimento de Projetos Museais. Doutoranda e Mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2010), especializada em Educación y Museos pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (2016) e licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é coordenadora do LabSE – Laboratório de SocioExpografia; Museóloga e Educadora Museal da Casa das Memórias António Guteres no âmbito do projeto ‘Memórias da Travessia’ vencedor do 11º Prêmio Ibermuseus de Educação (2020); Professora visitante do Máster en Museos: Educación y Comunicación da Universidad de Zaragoza; investigadora do Grupo Salamanca de Investigación en Museos y Patrimonio Iberoamericano – GSIM; membro da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente – APCEP; Museóloga na Fundação Cuidar o Futuro, responsável pelo acervo ‘Maria de Lourdes Pintasilgo’; coordenadora do Grupo de Estudos Sociomuseologia + Paulo Freire; bolseira da Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural; coordenadora do projeto EducaMuseu; Museóloga e investigadora da Divisão de Memória Institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e membro do MINOM-ICOM Internacional. Tendo atuado também como Educadora Museal (bolseira) do Museu do Casal de Monte Redondo no âmbito do projeto ‘Renova Museu: Revitalização de um Museu por Meio de Ações Educativas’ vencedor do 9º Prêmio Ibermuseus de Educação (2018); Museóloga na Seção de Museologia – SEMU do Museu Nacional/UFRJ (2015); investigadora do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (2010); investigadora do MINOM-ICOM Internacional (2008) e Educadora Museal do Museu da República no Rio de Janeiro (2006).
Áreas de interesse académico e científico
- Sociomuseologia
- Educação
- Memória institucional
- Desenvolvimento de projetos
- Educação museal
- Museus, Internet e redes sociais
Projeto individual de doutoramento
- “E a Palavra se fez carne”: a influência de Paulo Freire nos Museus e na Museologia.
- Título
- Prof. Dra. Judite Primo
- Orientador
Resumo
O presente projeto busca identificar e sistematizar o papel do educador Paulo Freire nos museus e na Museologia, estabelecendo as influências teóricas diretas e reconhecendo as diretrizes sócio-educativas para a construção de uma teoria e prática museológica voltada para o exercício consciente da cidadania. Ou seja, não apenas em extensão a obra de Paulo Freire poderia se integrar, como ainda há espaço para o aprofundamento e a intensificação de sua utilização no campo museal. Possibilidades que se afirmam e confirmam a cada dia, com a tônica da função educativa dos museus, onde este é cada vez menos uma atividade exclusiva de uma seção específica destas instituições, mas está integrada potencialmente em todas as atividades dos museus, sendo não mais apenas um instrumento auxiliar da educação formal, mas um espaço de educação permanente, ao longo da vida, voltada à cidadania e ao respeito da diversidade cultural.