Nathália Pamio Luiz
Nota biográfica
Doutoranda em Museologia com Bolsa de Investigação Cátedra UNESCO – ULHT (ULHT, 2019-2021). Mestre em Museologia (ULHT, 2020). Especialista em Gestão Cultural (PUC-SP, 2016) e em Ensino da Arte Especial e Inclusivo (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015). Pós-Graduada em Produção Cultural (FAAP, 2014). Bacharel em Fotografia, Comunicação e Artes Visuais (Centro Universitário SENAC, 2011). Tem experiência na área de Museologia e Organizações Culturais, com ênfase em produção executiva, implantação museológica, comunicação, educação patrimonial e acessibilidades.
Áreas de interesse académico e científico
- Museologia e Sociomuseologia;
- Gestão Cultural;
- Políticas Culturais;
- Ciências da Comunicação e Informação;
- Educação Patrimonial;
Projeto individual de doutoramento
- Museu como tecnologia social: gestão museológica e práticas da Sociomuseologia
- Título
- Professora Doutora Manuelina Duarte Cândido
- Orientador
Resumo
Este projeto de investigação se propõe a pesquisar os conceitos de tecnologia social e reconhecer o museu como uma, a pensar a Museologia sob um olhar de questionamentos dilatados, atento à integração sociocultural, ao desenvolvimento social e a metodologias práticas da função social do museu.
A pesquisa se desenvolve na busca por identificar, registar e analisar experiências museológicas pautadas na Sociomuseologia, possíveis e necessárias de serem aplicadas em museus de estruturas normativas – assim considerados por seus padrões tradicionais e modelos formais.
A proposta procura encontrar orientações para inovação na aplicabilidade e impacto social de tecnologias sociais desenvolvidas no âmbito da prestação de serviço dos museus, a fim de organizar e pautar categorias de mudança que possam ser implementadas em outras instituições, para que estes tenham ferramentas metodológicas para rever suas visões e missões, a fim de os capacitarem a serem museus “centrados sobre as pessoas” e que “propõem um fazer alternativo, crítico, democrático, inclusivo, polifónico e insurgente.” (Moutinho, 2020).
O objetivo é então pesquisar, mapear e analisar práticas, processos, métodos e técnicas que têm efetivamente caminhado para democratizar os usos, possibilitar os acessos e participações plurais e integradas. Buscar, por dentro das instituições, maneiras de abrir as portas para trabalhar não só “para”, mas COM e A PARTIR das pessoas.