Neusa Mendes
Nota biográfica
Neusa Mendes é aluna de doutoramento do programa em Museologia, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Departamento de Museologia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), em Lisboa, Portugal. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica de São Paulo. Foi coordenadora de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo de 1980 a 2002, e de 2012/2018. Escreve textos para catálogos, livros e revistas especializadas em artes, tais como: “A espera de Elisa”, (2012); “Os dois lados da janela: Orlando Farya”, (2015); “Marcus Vinicius: a presença do mundo em mim”, (2016); “Delicadeza e Preciosismo: Hilal Sami Hilal”, (2013); “A Prosa do mundo – Hilal Sami Hilal”, (2016). Realizou curadorias, tais como: “Constelações”, no Centro Cultural Da Maya, Bagé/RS, (2013) e também no Palácio Anchieta, Vitória/ES, (2016); “Múltiplos Sentidos”, (2011); “Itinerários”, (2012); e “O peso exato dessa leveza”, (2015), na Galeria Mathias Brotas, Vitória/ES, (2015); “Casa Corpo”, no Sesc Glória, em Vitória/ES, (2015); “Simplesmente Pintura”, na Galeria Ana Terra, Vitória/ES, (2014); “Horizonte”, (2014); “HEY JACK, O Novo Figurativo de Dias Sardenberg”, (2015); e “Tecendo”, (2016), todas na Galeria de Arte Espaço Universitário/UFES; “Chiado – Carmo, Metrópolis eu-topia / Artes na Esfera Pública”, em Sorbonne 1 Panthéon/Paris, na Galeria de Arte Espaço Universitário/Brasil, e no Museu Arqueológico do Carmo/Lisboa, (2016). Idealizou o programa de residência artística “Mas que arte cabe numa cidade?”, em Viana/ES, nas edições de 2010 a 2013. É associada da ABCA desde 2017.
Áreas de interesse académico e científico
- Sociomuseologia
- Educação
- Gestão Pública
- Museus
- Arte Contemporânea
- Curadoria e Crítica de Arte
- Acervo de arte contemporânea
- Museologia
- Educação
Projeto individual de doutoramento
- O que pode um acervo de arte contemporânea da Universidade? um estudo de caso
- Título
- Professora Dr.ª Maristela Simão
- Orientador
Resumo
Refletir sobre uma coleção de arte contemporânea na universidade tendo como centro a Coleção de Obra de Arte Contemporânea da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Busca-se examinar as funções de uma memória artística, e nessa relação, o contexto social, assim como as zonas de contato, de distância, de fricção, de permeabilidade e de conjunção entre o museu, a universidade e a cidade, do ponto de vista da sociomuseologia. Pretende-se definir o que seria uma coleção de arte contemporânea universitária – um modelo – e identificar o quanto desse modelo existe na prática. O trabalho pretende descrever a formação e as características desta coleção de arte da Ufes em diálogo com outros acervos universitários de arte contemporâneo no Brasil e no exterior.