Neusa Mendes


 


Nota biográfica

Neusa Mendes é aluna de doutoramento do programa em Museologia, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Departamento de Museologia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), em Lisboa, Portugal. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica de São Paulo. Foi coordenadora de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo de 1980 a 2002, e de 2012/2018. Escreve textos para catálogos, livros e revistas especializadas em artes, tais como: “A espera de Elisa”, (2012); “Os dois lados da janela: Orlando Farya”, (2015); “Marcus Vinicius: a presença do mundo em mim”, (2016); “Delicadeza e Preciosismo: Hilal Sami Hilal”, (2013); “A Prosa do mundo – Hilal Sami Hilal”, (2016). Realizou curadorias, tais como: “Constelações”, no Centro Cultural Da Maya, Bagé/RS, (2013) e também no Palácio Anchieta, Vitória/ES, (2016); “Múltiplos Sentidos”, (2011); “Itinerários”, (2012); e “O peso exato dessa leveza”, (2015), na Galeria Mathias Brotas, Vitória/ES, (2015); “Casa Corpo”, no Sesc Glória, em Vitória/ES, (2015); “Simplesmente Pintura”, na Galeria Ana Terra, Vitória/ES, (2014); “Horizonte”, (2014); “HEY JACK, O Novo Figurativo de Dias Sardenberg”, (2015); e “Tecendo”, (2016), todas na Galeria de Arte Espaço Universitário/UFES; “Chiado – Carmo, Metrópolis eu-topia / Artes na Esfera Pública”, em Sorbonne 1 Panthéon/Paris, na Galeria de Arte Espaço Universitário/Brasil, e no Museu Arqueológico do Carmo/Lisboa, (2016). Idealizou o programa de residência artística “Mas que arte cabe numa cidade?”, em Viana/ES, nas edições de 2010 a 2013. É associada da ABCA desde 2017.

Áreas de interesse académico e científico

  • Sociomuseologia
  • Educação
  • Gestão Pública
  • Museus
  • Arte Contemporânea
  • Curadoria e Crítica de Arte
  • Acervo de arte contemporânea
  • Museologia
  • Educação

Projeto individual de doutoramento

O que pode um acervo de arte contemporânea da Universidade? um estudo de caso
Título
Professora Dr.ª Maristela Simão
Orientador
Resumo

Refletir sobre uma coleção de arte contemporânea na universidade tendo como centro a Coleção de Obra de Arte Contemporânea da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Busca-se examinar as funções de uma memória artística, e nessa relação, o contexto social, assim como as zonas de contato, de distância, de fricção, de permeabilidade e de conjunção entre o museu, a universidade e a cidade, do ponto de vista da sociomuseologia. Pretende-se definir o que seria uma coleção de arte contemporânea universitária – um modelo – e identificar o quanto desse modelo existe na prática. O trabalho pretende descrever a formação e as características desta coleção de arte da Ufes em diálogo com outros acervos universitários de arte contemporâneo no Brasil e no exterior.