Rafaele Aragão dos Santos


Nota biográfica

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa-Portugal). Mestra em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015). Especialista em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário Inta – UNINTA (2019). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Inta – UNINTA (2018). Especialista em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA (2013). Especialista em Vigilância Sanitária pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA (2009). Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA (2008). Possui Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006.1). Professora de Pós-graduação da disciplina de Educação e Saúde e Tutora Web do Curso de Pedagogia EAD do Centro Universitário Inta-UNINTA. Desenvolve atividades de orientação de trabalhos de conclusão dos cursos de Pós-Graduação da referida Instituição. Atualmente exerce a função de Professora no Centro Universitário Inta-UNINTA.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação
  • Formação Docente
  • Formação Continuada de Professores

Projeto individual de doutoramento

A formação de professores do curso de enfermagem e o processo de ser e tornar-se professor: narrativas uma trajetória de formação
Título
Adriano de Jesus Miguel Dias Pedro
Orientador
Resumo

Estudar o percurso de formação de professores frente a um Centro Universitário de referência, do Estado do Ceará, Brasil, tem como um dos grandes desafios a formação de professores do Ensino Superior que não tiveram em sua formação conhecimentos pedagógicos e, apesar disso, se tornaram professores de sucesso, tomando como referência as situações de ensino, que implica num modo singular de compreender o exercício da docência como espaço/tempo fundamental na constituição dos processos de ser professor tornando-se fundamental o desenvolvimento de pesquisas sobre a formação dos mesmos. Este estudo tem como objetivo compreender através das narrativas a formação contínua de professores de Cursos de Enfermagem a partir dos processos de subjetividade da formação que interferem no ser e no tornar-se professor. A investigação parte do seguinte problema: Como os professores do Curso de Enfermagem se tornaram um professor de sucesso sem terem nenhum conhecimento de licenciatura em sua formação? O método abordado nesse estudo qualitativo será através da (auto) biografia inspirada em Josso (2004) que permite conhecer através das experiências a formação de identidades e subjetividades refletidas nas experiências adquiridas ao longo da formação do professor sejam eles obtidos a partir do que foi observado, sentido ou até percebido durante seu percurso de formação. Nesse método pretende-se ouvir as narrativas de 10 professores universitários do sexo masculino e feminino do Curso de Enfermagem para conhecer as experiências adquiridas ao longo da formação construída na história desses professores.