Renata Boiteaux
Nota biográfica
Professora de português e de francês. Doutoranda em Ciência da Educação na Universidade de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. Estuda atualmente a “Gamificação da Khan Academy: Motivação e Atitude de Alunos e de Professores num Projeto-Piloto em Portugal”. Mestre em Letras (Literatura e Cultura Portuguesas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Bacharelada e licenciada em Letras (Português – Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, (Português – Francês).
Áreas de interesse académico e científico
- Educação e TICs
- Gamificação na educação
- Impacto dos jogos na vida das crianças e jovens
- Pontos negativos da gamificação
Projeto individual de doutoramento
- Gamificação da Khan Academy: Um Estudo sobre Motivação e Atitude de Alunos e de Professores num Projeto-Piloto em Portugal
- Título
- Professor Doutor Vitor Duarte Teodoro
- Orientador
Resumo
Inserida em um Projeto-Piloto no Ensino Básico de Portugal, essa pesquisa tem por objetivo geral investigar de que modo a gamificação da Khan Academy (KA) contribui para a motivação e para a atitude de alunos e de professores em relação à matemática escolar. A partir desta proposta, traçamos dois objetivos específicos: investigar se a gamificação da KA motiva os alunos a aprenderem matemática; investigar se a gamificação da KA motiva os professores na atividade docente. Para alcançar estes objetivos, aplicaremos a metodologia Survey, por meio de questionários autoaplicáveis, em desenho interseccional. Participam da pesquisa 22 professores e 392 alunos, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Não há amostras, todos os membros envolvidos no projeto foram convidados a participar da investigação. A partir da revisão bibliográfica e de estudos teóricos, percebemos que, aplicada à educação, a gamificação tem trazido resultados como maior concentração, foco, autonomia, motivação intrínseca, personalização e resiliência. Verificaremos nesta pesquisa se essas premissas se confirmam na prática escolar do projeto-piloto em questão.