Solange Teixeira


Nota biográfica

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia-Lisboa-PT. Mestre em Educação pela ULHT. Pós Graduada em: Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Faculdade Integrada de Patos-PB(2013), Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER, em 2009 e Tecnologia em Educação pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro no ano de 2008. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), em 1996. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação e Tecnologia
  • Políticas Públicas na aérea das TIC

Projeto individual de doutoramento

Avaliação da Política Pública de Tecnologia em Educação no RN/Brasil
Título
Professora Doutora Dulce Maria Franco
Orientador
Resumo

O presente trabalho é visto numa perspectiva de análise das políticas públicas de tecnologia educacional, a partir do Programa Tecnologia Educacional (ProInfo), com o propósito de identificar semelhanças e contradições entre os diferentes discursos naquilo que o programa pretende realizar e o que efetivamente acontece, em relação aos objetivos do programa. Para tal concentra-se a análise nas ações efetivadas pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), no Estado Rio Grande do Norte/Brasil, nos 10 anos de vigência do decreto lei que instituiu o ProInfo (2007-2017) em seu formato atual, a partir de dados oficiais e daqueles obtidos na pesquisa realizada. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste estudo seguirão uma abordagem qualitativa, tomando por base as contribuições a abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach), formulada pelo sociólogo inglês Stephen Ball. A análise desse programa é relevante, uma vez que oferece uma visão geral de como as políticas públicas brasileiras de inserção ao uso pedagógico de tecnologias estão sendo implementadas, sobretudo nas escolas publicas, em contraponto aos objetivos preconizados pelo programa.

Palavras-chaves: Políticas Públicas, Educação, Tecnologia Educacional, ProInfo.