Telma Kidy da Conceição Tavares


Nota biográfica

Telma Kidy da Conceição Tavares, doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, desenvolve um projeto que visa melhorar a segurança de crianças na internet, ensinando procedimentos de Cibersegurança por meio de jogos digitais educativos. O projeto será desenvolvido em instituições escolares do I ciclo em Angola, incorporando os jogos digitas como ferramentas didáticas.

Mestre em “Segurança da Informação e Direito do Ciberespaço”, pelo IST- Instituto Superior Técnico de Lisboa-Portugal, é professora assistente da Universidade Técnica de Angola (UTANGA) e consultora de Cibersegurança no núcleo de desenvolvimento de jogos digitais educativos da Universidade Metodista de Angola.

Fundadora do projeto “Kandengues Seguros na Net”, tem desenvolvido em parceria com organizações angolanas acções de sensibilização sobre a segurança das crianças e os riscos associados a utilização da internet.

Áreas de interesse académico e científico

  • Tecnologias digitais no ensino multidisciplinar.
  • Metodologias pedagógicas socio-construtivistas no aprendizado de crianças.
  • Aprendizado colaborativo e desenvolvimento social.
  • Tecnologias digitais educativas no ensino em sala de aulas.
  • Métodos de ensino e aprendizagem ativos.

Projeto individual de doutoramento

Desenvolvimento de jogos digitais educativos para o ensino de cibersegurança em instituições escolares
Título
Dulce Maria Franco
Orientador
Resumo

O presente trabalho faz parte de um projeto em desenvolvimento, a partir do qual se pretende melhorar a segurança de crianças na internet ensinando conceitos de cibersegurança por meio de jogos educativos digitais. Esta investigação pretende-se realizar em sala de aula, na componente curricular, Introdução Informática, através da aplicação de um módulo sobre “segurança na internet”. Para a sua  persecução serão empregues três metodologias que se apresentam como tendência da educação, o ensino híbrido (integração das tecnologias digitais no ensino presencial, blended learning ), a aprendizagem sócio construtivista (obtenção de conhecimento por meio de observações e experiências pessoais) e a aprendizagem colaborativa (integração e participação ativa dos alunos em cursos, palestras e treinamentos). A união destas metodologias, confrontam com os ideais tradicionais de educação, dando aos estudantes o papel principal para a construção da sua aprendizagem.