Teresa Cristina Melo e Guedes
Nota biográfica
Professora dos Ensinos Básico e Secundário de Ciências Naturais e de Biologia/Geologia (Grupo 520), exercendo funções no Ministério da Educação e Ciência desde 1995.
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2013/2016).
Mestre em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1998).
Curso de Especialização em Geologia e Exploração de Diamantes da Universidade Moderna (1995).
Licenciada em Geologia Aplicada e do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1994).
Formação Profissional pela Escola Superior de Educação de Lisboa (2001).
Formadora Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (2007).
Áreas de interesse académico e científico
Políticas educativas e modos de regulação política.
Políticas públicas, inovação educativa e re-construção institucional.
História da Educação, movimentos e mudança social em Portugal.
Carreira docente, avaliação do desempenho docente e progressão na carreira.
Avaliação do desempenho docente dos professores dos ensinos básico e secundário em Portugal Continental.
Carreira docente e respetivos Estatutos em Portugal Continental e nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Projeto individual de doutoramento
- Avaliação do Desempenho Docente em Portugal
- Título
- Rosa Serradas Duarte
- Orientador
Resumo
O estudo de doutoramento incide no atual modelo de avaliação docente, regulado pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro, que, de acordo com o seu preâmbulo, pretende promover “um regime exigente, rigoroso, onde se valorize a atividade letiva e se criem condições para que as escolas e os docentes recentrem o essencial da sua atividade: o ensino e a aprendizagem” e cujos reais efeitos não foram ainda estudados.
Este modelo avaliativo introduziu pela primeira vez a componente da avaliação externa do desempenho docente, enfatizando o papel de um avaliador externo à escola, responsável pela avaliação da componente científica e pedagógica dos docentes posicionados no período probatório, 2.º e 4.º escalões da carreira docente.
Propõe-se neste trabalho, estudar os efeitos da introdução da avaliação externa, quer ao nível do funcionamento organizacional das escolas e dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAEs), os quais coordenam a bolsa de avaliadores externos, quer ao nível do contributo do trabalho desenvolvido pelo avaliador externo, para uma nova prática avaliativa docente, para a melhoria do desenvolvimento profissional dos docentes posicionados no período probatório, 2.º e 4.º escalões da carreira docente e para a persecução dos objetivos do próprio modelo avaliativo.