Walline Alves Guimarães
Nota biográfica
Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona. Mestra em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, com área de pesquisa em Comunicação e Cultura Digital. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Professora Adjunta dos Cursos de Comunicação Social e Administração.
Áreas de interesse académico e científico
- Comunicação
- Educação
- Cultura Digital
- Formação de professores
Projeto individual de doutoramento
- DINÂMICAS EDUCACIONAIS NA CIBERCULTURA: literacias digitais, difusão de saberes e impactos e desafios da construção de comunidades educacionais on-line
- Título
- Dr. Vitor Manuel Neves Duarte Teodoro
- Orientador
Resumo
O projeto tem como finalidade apresentar à banca avaliadora a proposta inicial de tese original a ser desenvolvida no âmbito interdisciplinar da educação, comunicação e cultura digital. As temáticas revisadas cientificamente fazem parte do escopo inicial da Tese Dinâmicas educacionais na cibercultura: literacias digitais, difusão de saberes e impactos e desafios da construção de comunidades educacionais on-line. A metodologia proposta para a investigação enquadra-se num paradigma qualitativo de pesquisa “netnográfica”. Ao final da execução deste projeto, esperamos desenvolver como produtos principais uma plataforma educacional online, infoprodutos e repositório fiável nas áreas de Comunicação, Educomunicação, Marketing e Cultural Digital, que sirvam de base para capacitação docente nesses campos científicos; e um quadro conceitual para análise, implementação e desenvolvimento de comunidades educativas online, que possa servir como norte aos docentes e cientistas que queriam desenvolver suas próprias comunidades online. Como avanços, deslumbramos maior difusão e circulação de saberes científicos de uma forma mais clara, objetiva e, principalmente, acessível a todos os tipos de públicos.