Weberson de Freitas


Nota biográfica

Mestrado em Ciências da Educação na ULHT em 2018.

Licenciado em Letras Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Amazonas em 2005.

Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Amazonas em 2004.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação
  • Ensino de idiomas estrangeiro
  • Gestão de Pessoas e processos
  • Formação de Professore
  • Ciências da Educação

Projeto individual de doutoramento

Ensino em língua inglesa e a proposta do Design Thinking em uma escola de ensino fundamental
Título
Professora Dra. Elsa Estrela
Orientador
Resumo

O processo de ensino-aprendizagem em línguas estrangeiras é sobretudo dinâmico e desafiador. Portanto, é facto perceber a importância de se buscar novas oportunidades de desempenhar a arte de ensinar com qualidade, inovação e significado aos estudantes.

Como professor, no cotidiano de sala-de-aula, percebe-se no ensino de língua estrangeira alguns desafios mais relevantes a se identificar e equacionar na regência, como o aspecto cultural, nível de conhecimento e motivação sob o idioma estrangeiro pelos alunos e tempo de exploração dos conteúdos.

Neste sentido, pretende-se, sob a óptica do fenômeno educação, compreender o uso a abordagem do Design Thinking (DT) como elemento que estimule a criação e/ou interação de métodos eficientes de ensino em língua estrangeira. Foi escolhido o DT neste estudo por ter em sua essência, pilares (empatia, colaboração e experimentação), que podem proporcionar um ambiente permissível para a criação de soluções pedagógicas. O DT é uma abordagem voltada para a solução de problemas em diversas atividades do contexto social humano como a indústria, o comércio, a segurança e o entretenimento. Assim, seria potencialmente oportuno testar a aplicabilidade do DT no que tange à busca de soluções pedagógicas no aprendizado de língua inglesa, num contexto real de ensino.

Sendo uma pesquisa essencialmente exploratória e qualitativa, nortear-se-á a importância de se trabalhar o fenômeno pesquisado, à luz do rigor científico e relevância para as ciências da educação, através de questionários, focus group e gravações de áudio e vídeo nos diversos momentos estimados. Pretende-se comparar grupos da mesma série escolar, com e sem a experimentação do DT, em mesmo período letivo, afim de se identificar a relevância conclusiva e entendimento acadêmico do estudo. Ressalta-se a importância da relação do estudo com o saber, isto é, em vias que o foco são os estudantes e os professores: sujeitos diretos.