Werner Bessa Vieira


Nota biográfica

Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2005), graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2001), especialista em Análises Clínicas pela Universidade de Brasília (2018). Tem experiência no ensino de biologia geral, com ênfase em biologia celular, bioquímica, biologia molecular, imunologia e microbiologia em cursos de graduação e pós graduação. Professor de Ciências biológicas na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Áreas de interesse académico e científico

  • Ensino de ciências
  • Letramento científco
  • Divulgação da ciência
  • Manuais escolares
  • Didática no ensino de ciências na educação básica e no ensino superior.

Projeto individual de doutoramento

Resignificar os manuais escolares: Uma alternativa ao letramento científico e a falta de tecnologias
Título
José Bernardino Pereira Duarte
Orientador
Resumo

O livro didático é uma importante ferramenta de informação e de letramento científico, passa por constantes revisões e é amplamente distribuido. O livro didático é em algumas escolas a única ferramenta de pesquisa de que dispõe o estudante. Na metodologia da sala de aula invertida o estudante tem papel ativo no aprendizado enquanto o professor tem papel de orientador. Será realizada uma investigação sobre os acertos e desacertos da metodologia e como ela pode contribuir para capacitar professores da educação básica a trabalhar com o livro didático em uma perspectiva de ausência de tecnologias de informação no ensino de ciências. Desta maneira pretende-se resignificar o livro didático como ferramenta que democratiza o aprendizado em um contexto de desigualdades sociais que limitam os estudantes e professores ao acesso a tecnologias de informação. Para o desenvolvimento desta pesquisa é necessário a criação de um ambiente de sala de aula e de uma metodologia que possibilite o uso do livro didático de ciências vislumbrando a qualificação da leitura e compreensão dos textos de natureza científica pelos estudantes. Está pesquisa será realizada em duas turmas por um período de três meses. Na primeira turma será usada a metodologia de sala de aula invertida e outra turma de mesma série será desenvolvida os mesmos conteúdos de maneira tradicional. Inquéritos sobre a metodologia serão realizados, bem como testes padronizados antes e depois da pesquisa. O cruzamento de dados entre registros diários e avaliações será realizado para dar maior credibilidade à investigação.