António Bernardo Morais Pinto


Nota biográfica

Investigador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Doutor em Educação pela ULHT, mestre em Administração e Planificação da Educação pela Universidade Portucalense (Porto), Licenciado em Organização e Desenvolvimento Curricular pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Diplomado em Engenharia de Eletrotecnia e Máquinas pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Lecionou aproximadamente 36 anos no Ensino Secundário no 1º grupo (530) (Matemática) e no 2º grupo B (540) (Eletrotecnia-Eletrónica); lecionou diversas unidades curriculares tecnológicas no Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (Cenfim), desde 1990 a 1993, estando atualmente aposentado. Escreveu e editou vários artigos em revistas especializadas em investigação como autor e coautor, publicados em português e em inglês. Possui vários livros publicados na área da Eletrotecnia-Eletrónica do Ensino Secundário para os Cursos Tecnológicos e Cursos Profissionais.

Foi já várias vezes arguente a dissertações de apresentação para obtenção do grau de Mestre de candidatos pela Universidade Lusófona do Porto, pela Escola Superior de Educação (Instituto Politécnico do Porto) e pelo Instituto Superior Politécnico de Gaia.

Áreas de interesse académico e científico

  • Formação de Professores
  • Gestão de conflitos
  • Ensino Profissional

Atuais interesses de investigação

  • Formação de Professores
  • Ensino Profissional