Duarte, J., & Nogueira, J. R. (2019). From the Hidden Protest of Students towards Problem-Based Learning. Education Sciences, 9, 215. Disponível aqui
Duarte, J.B. (2010). Manual escolar: companheiro do jovem na aquisição de competências e de curiosidade pelo saber. Revista Lusófona de Educação, nº16, pp.119-130 Disponível aqui.
Duarte, J.B. (2008). Estudo de casos em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, nº 11, pp.113-132 Disponível aqui.
Duarte, J.B. (2008). Investigação participativa, um género menor? Entrelugares. Revista de Sociopoética e Abordagens Afins. Vol.1 Nº 1, Setembro 2008 – Fevereiro 2009 Disponível aqui.
Duarte, J.B. (2007). Recensão crítica sobre L’invention des sciences modernes, de Isabelle Stengers. Revista Lusófona de Educação, 9: 189-191. Disponível aqui.
Leite, O. & Duarte, J.B. (2007) Aprendendo a ler o mundo. Adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças. Revista Lusófona de Educação, 10: 41-50
Artigos em revistas científicas nacionais
Madeira, J.,& Duarte, J. B (2019). Inspeção e inovação: um novo relacionamento com as escolas?. Revista Lusófona de Educação, 42, 45-58. Disponível aqui
Livros
Duarte, J.B. (Org.) (2010). Manuais escolares e dinâmica da aprendizagem: Podem os manuais escolares contribuir para a transformação da escola? Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Capítulos de livro
Duarte, J.B. (2015) Textbooks and curiosity for science. Conference Volume 12th Iartem Conference, Ostrava, pp216-22
Cavadas, B., & Guimarães, F. (2012). Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia: a introdução das atividades laboratoriais. In J. B. Duarte, S. Claudino & L. Carvalho (Orgs.), Os manuais escolares e os jovens: tédio ou curiosidade pelos saberes (pp. 117-134). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Disponível aqui.
Cavadas, B., & Guimarães, F. (2011). Os manuais liceais de ciências da 1.ª República. In J. B. Duarte (Org.), Manuais Escolares: mudanças nos discursos e nas práticas (pp. 57-72). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Disponível aqui.
Duarte, J.B. (2010) Adult education: a source is missing in the camp? In Emilio Lucio-Villegas “Transforming/researching communities”. ESREA: Univsersities of Lower Silesia and Sevilla, pp199-204
Duarte, J.B. (2010). with Olívia Leite. Aprender a leer el mundo: un acto educativo liberadora la luz de la pedagogia freireana. In “El valor de la palabra. Alfabetizaciones, liberaciones y ciudadanias planetarias”. Valencia: Ediiones del Crec.
Cavadas, B.; Guimarães, F. (2009). As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo. In José B. Duarte (Org.). Manuais escolares e dinâmica da aprendizagem, (pp. 117-142). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Duarte, J.; Claudino, S.; Santo, E. M.; Silva, C.; Carvalho, L. (2009). Les manuels peuvent-ils contribuer à changer l’école ?. In : 6ème journée ème journée PIERRE BUIBBERT. IUFM in Montpellier. Congresso Manuels scolaires en usage et usages des manuels (Comunicação em equipa). (10 de junho).
Comunicações em eventos internacionais
Duarte, J. B. (2016). A disciplina como emanação do trabalho organizado na sala de aula. Conferência Internacional da AFIRSE.
Duarte, J. B. (2015). Complementary digital and paper resources: towards epistemic curiosity vs boredom in schools. IARTEM 13th International Conference Berlin.
Comunicações em eventos nacionais
Duarte, J. B. (2014). Aliviar as costas das nossas crianças do peso das malhas escolares e despertar a curiosidade pelo saber. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).