CARVALHO, M. J., JOANA, L., DIAS, M. (no prelo) Improving schools: teachers perspective about inspection role in the process of change, Procedia-Journal of Social and Behavioral Sciences: Obs; este artigo corresponde á publicação do texto completo, da conferência acima enunciada que será publicado, de acordo com as opções previstas na conferência e a escolha das autoras, na Procedia-Journal of Social and Behavioral Sciences (indexação ISI)
CARVALHO, M. J de, (2015). A Revista Seara Nova: instrumento ao serviço da democracia e da descentralização da organização escolar. Educació i Història, Nº 25, pp. 95-115.
Carvalho, M. J., Brás, J. V. & Gonçalves, M.N. (2015). Pela organização da escola e do ensino: o self-government de António Sérgio. Revista História da Educação 46 (XIX), 131-144. Available at: Disponível aqui.
Artigos em revistas científicas nacionais
CARVALHO, M. J. DE (2016) As multirracionalidades: Condição de Uma Organização Escolar Democrática. Revista do Fórum Português de Administração Educacional. Nº 9, pp.106-113.
SOARES, T., CARVALHO, M., J. DE (2015). Racionalidades e representações na eleição do diretor da escola pública portuguesa. Revista Lusófona de educação. nº 30, pp.123-138.
CARVALHO, M. J. (2014). A Administração Escolar: racionalidade ou racionalidades? Revista Lusófona de Educação. nº 25, pp. 213 – 229. ISBN: 1645 – 7250
Livros
CARVALHO, M. J. (2014). Os Poderes e a Escola. Santo Tirso: De Facto Editores. ISBN: 978-989-8557-45-2
Capítulos de livro
RIBEIRO, O. M.; CARVALHO, M. J; TAVARES, L.B. (2015). Desafios e Possibilidades do uso das TIC na UAB-UnB, In: Elga LABORDE, E. P.; ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Orgs.). O Poder de Comunicações em Contextos Latino-Americanos. Campinas: Pontes.
CARVALHO, M. J. (2014). A influência da Montessori no ideário educativo sergiano: o caso do Sistema Educativo Português. Hernández Diaz, J. M. (coord.). Influencias italianas en la educación española e iberoamericana. Salamanca: Fahren House. ISBN: 978-84-942675-1-2
Comunicações em eventos internacionais
CORREIA, H.; CARVALHO, M. J. (2016). Autoavaliação: o efeito inovador (ou não) na prestação de serviço educativo, III seminário Internacional de Observatório de Educação e Formação. Inovação e melhoria pedagógica, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no dia 4 de julho de 2016.
FOLGADO, C.; CARVALHO, M. J. (2016). .A autoavaliação: pela inovação ou ritualização?, III seminário Internacional de Observatório de Educação e Formação. Inovação e melhoria pedagógica, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no dia 4 de julho de 2016.
Carvalho, M. J. (2016). “Quem é o Gestor da Escola Pública Portuguesa” na Mesa Redonda Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares, no V Congresso Ibero-Americano /VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) nos dias 14 a 16 de setembro de 2016 em Goiânia – GO, Brasil.
Folgado, C.; Carvalho, M. J.. (2016). Os processos de Autoavaliação na escola pública portuguesa. V Congresso Ibero-Americano /VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) nos dias 14 a 16 de setembro de 2016 em Goiânia – GO, Brasil.
Carvalho, M. J.; Almeida, S. (2016). Os modelos de autoavaliação da escola pública portuguesa. V Congresso Ibero-Americano /VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) nos dias 14 a 16 de setembro de 2016 em Goiânia – GO, Brasil.
Coutinho, A., Carvalho, M. J. de. (2015). Os coordenadores de departamento e a Avaliação Externa de escolas. Entre a inércia e a transformação. I Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa nos dias 23 e 24 de julho de 2015.
Carvalho, M. J. (2015). Escola pública, gerencialismo e desigualdades em educação no II Colóquio Internacional de ciências Sociais da Educação subordinado ao tema “O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2015.
Soares, T., Carvalho, M. J. de (2015). O que conta na hora de eleger o diretor no II Colóquio Internacional de ciências Sociais da Educação subordinado ao tema “O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2015.
Felizardo, A. Carvalho, M. J. de (2015). A autarquia e a escola: dinâmicas de partilha na gestão dos recursos humanos no II Colóquio Internacional de ciências Sociais da Educação subordinado ao tema “O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2015.
Carvalho, M. J. (2015). Que rigor no momento de avaliar os alunos? IV congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-brasileiro de Política e Administração da Educação, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto os dias 14, 15 e 16 de abril de 2014.
Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. & Carvalho, M. J. (2014). As “gerações de 70” e a geração do desporto em Portugal. Comunicação apresentada no VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de democracia(s) Conference proceedings (Universidade de Évora, 14-16 de abril de 2014).
Carvalho, M. J., Gonçalves, M. N & Brás, J. V. (2014). O risco e a incerteza: componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade. The risk and uncertainty: compelling components of decision making in the project of modernity. Comunicação apresentada no VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de democracia(s) Conference proceedings (Universidade de Évora, 14-16 de abril de 2014).
Comunicações em eventos nacionais
CARVALHO, M. J. (2016). A construção da Identidade e a Missão Estratégica da Escola Pública. Encontro de Investigadores. Lusófonia: Da Dominação Colonial à Cooperação, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no dia 8 de Julho de 2016.
FELIZARDO, A.; Carvalho, M. J. (2016). Autarquia –Escola: Praxis Gestionária do Pessoal Não-Docente à Luz dos Contratos de Execução. XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Fronteiras, Diálogos e Transições em Educação, no Instituto Politécnico de Viseu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2016.Gonçalves, M. N., Brás, J.; Carvalho, M. J. Avaliando a política da vida. Implicações no sistema educativo português (sec. XIX-XX). no XXII Colóquio da AFIRSE – diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação que se realizou nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2015, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Carvalho, M. J., Gonçalves, M. N., Brás, J. V. (2014). O risco e incerteza: componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade. VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, Conference proceedings (Universidade de Évora, 14-16 de abril de 2014).
Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. & Carvalho, M. J. (2014). As “gerações de 70” e a geração do desporto em Portugal. Comunicação apresentada no VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, Conference proceedings (Universidade de Évora, 14-16 de abril de 2014).
Joana, L., Carvalho, M. J. (2014). A atividade inspetiva: controlo ou acompanhamento? XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, subordinado ao tema As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar– dias 12, 13 e 14 de junho de 2014, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Medeiros, M., Carvalho, M. J., Santos, C. M. (2014). Análise Comparativa de Modelos de Referenciais de Qualidade na educação a Distância. XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, subordinado ao tema As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar– dias 12, 13 e 14 de junho de 2014, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Outras publicações
Coutinho, A. M. C., Carvalho, M. J. de (2015). Os Coordenadores de Departamento e a Avaliação Externa de escolas. Entre a inércia e a transformação. In Joaquim Machado (coord.), Cristina Palmeirão, Ilídia Cabral, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão. Atas do I Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Vol. II, (pp. 375-382) Editor: Universidade Católica Portuguesa do Porto – Faculdade de Educação e Psicologia. ISBN – 978-989-99486-0-0.
Correia, H., Carvalho, M. J. de. (2015) O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia. In Joaquim Machado (coord.), Cristina Palmeirão, Ilídia Cabral, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão. Atas do I Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Vol. II, (pp. 234-242) Edição: Universidade Católica Portuguesa do Porto – Faculdade de Educação e Psicologia. ISBN – 978-989-99486-0-0.
Soares, T., Carvalho, M. J. de. (2015). O que conta na hora de eleger o diretor. II Colóquio Internacional de ciências Sociais da Educação/O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Instituto de Educação da Universidade do Minho, pp.751-758. ISBN 978-989-8557-57-5.
Felizardo, A. Carvalho, M. J. de (2015). A autarquia e a escola: dinâmicas de partilha na gestão dos recursos humanos. II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Instituto de Educação da Universidade do Minho, pp1243-1254. ISBN 978-989-8557-57-5.
Carvalho, M. J. (2014). Que rigor no momento de avaliar os alunos? IV congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto os dias 14, 15 e 16 de abril de 2014.
Joana, L., Carvalho, M. J. de (2014). Atividade inspetiva: controlo ou acompanhamento. In Maria João de Carvalho, Armando Loureiro & Carlos Alberto Ferreira. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 107-116). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro. ISBN 978-989-704-188-4.
Araújo, M, Carvalho, M. J. de, Machado dos Santos, C. (2014). Análise comparativa de modelos de referenciais de qualidade na educação a distância. In Maria João de Carvalho, Armando Loureiro & Carlos Alberto Ferreira. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 349- 359). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro. ISBN 978-989-704-188-4.