Ricardo, M. (2004) A emergência do sindicalismo docente no Estado Novo, os Grupos de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário (GEPDES). Revista Lusófona de Educação, 4,133-138. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34900403
Ricardo, M. (2002). Testemunhos da gestão democrática”. Revista do Fórum Português de Administração Educacional, 2
Livros
Galego, C., Ricardo, M. M. C. &, Teodoro, A. (Org.) (2018). A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Edições Lusofonas
Ricardo, M. M. C. (2016). Os Grupos de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário, 1969-1974. As raízes do sindicalismo docente. Lisboa Edições Lusófonas.
Duarte, R. S.; Ricardo, Ricardo, M.M.C. & Silva, Lurdes, M. (Org.) (2013). Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal 1890-1990. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Ricardo, M. (2011) A associação Portuguesa de Professores de Inglês, memórias e testemunhos. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas.
Ricardo, M., Pegado, A., Meireles, F. & Sinclair, H. (2007) That’s Englishes, 10º ano. Portugal: Texto Editores.
Ricardo, M. (2003) Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate – contextos, questões e perspectivas. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas.
Ricardo, M., & Castro, L. B. (2001) Gerir o Trabalho de Projeto – Guia para a flexibilização e revisão curriculares. Portugal.
Ricardo, M. (200) Organização e gestão dos programas de Inglês do ensino secundário. Portugal: Ministério da Educação.
Ricardo, M. (2000) Englishes, 10º e 11º ano. Portugal: Texto Editores.
Ricardo, M. (1999) Focus, 10º e 11º ano. Cacém, Portugal: Texto Editores.
Ricardo, M. (1995) Outjump, 10º e 11º ano. Portugal: Texto Editores.
Ricardo, M (1992). Gerir o Trabalho de Projeto. Texto Editores.
Ricardo, M. (1991) Guia da Reforma Curricular. Portugal: Texto Editores.
Capítulos de livro
Ricardo, M. M. C. (2018). “O professor” como construção de uma identidade associativa dos professores no período do Estado Novo, 1971-1974. In A. Teodoro (Ed.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017) (pp.177-191). Lisboa: Edições Universitárias Lusófona.
Ricardo, M. (2013) A construção de uma identidade associativa dos professores de inglês – a Newsletter da Tesol-Portugal (1979-1985). In Duarte, R. S., Ricardo, M. M. C. & Silva, M. L. (Eds.) Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal 1890-1990. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2014.
Ricardo, M. (2013) O professor como construção de uma identidade associativa dos professores no período do Estado Novo, 1971-1974″. In Duarte, R. S., Ricardo, M. M. C. & Silva, M. L. (Eds.) Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal 1890-1990. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas.
Ricardo, M. (2011) A internacionalização da APPI”. In Ricardo, M. M. C. (Eds.) A associação Portuguesa de Professores de Inglês, memórias e testemunhos. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2011.
Ricardo, M. (2011) Uma proposta de análise semântica das sessões dos congressos e semiótica dos cartazes dos congressos. In Ricardo, M. M. C. (Eds.) A associação Portuguesa de Professores de Inglês, memórias e testemunhos. Edições Universitárias Lusófonas.
Ricardo, M. (2011) As Teses de António Sérgio Sobre a Educação: O Ensino como Fator de Ressurgimento Nacional. In Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (Eds) O Imperativo Republicano em Debate. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2011.
Ricardo, M. (1998) As imagens da Europa na literatura de viagens de Mark Twain – The Innocents Abroad. In Europa -América, mitos e confrontos. Portugal: Universidade Aberta.
Ricardo, M. (1996) Teoria e prática – uma perspectiva de relação interdisciplinar. In Novas Metodologias no Ensino do Inglês. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.
Comunicações em eventos internacionais
Ricardo, M. M. C. (2016). A constituição dos sindicatos dos professores: estruturas organizativas e reivindicações, 1974-1977. [Comunicação] XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, “Investigar, Intervir e Preservar – Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira”, 20 a 23 de Julho 2016
Franco, D. & Ricardo, M.M. (2013).O ensino b-learning no ensino superior. Relato de uma experiência na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. [Comunicação] III Colóquio Luso Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. 6 e 7 de dezembro 2013. Universidade Aberta
Comunicações em eventos nacionais
Ricardo, M. M. C. (2014). O papel da publicação “Escolas Técnicas – boletim de ação educativa” no desenvolvimento profissional dos professores, de 1946 a 1972. [Comunicação] V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
Ricardo, M. M. C. (2013). Políticas curriculares e inovação – o caso da disciplina de Inglês entre as agendas nacionais e internacionais nos anos 90. [Comunicação] Seminário de História das disciplinas escolares. ULHT
Ricardo, M. M. C. (2013). O ensino b-learning no Ensino Superior. Relato de uma experiência na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT. [Comunicação] III Colóquio Luso Brasileiro de Ensino a Distância e e Learning, Lisboa, 6-7 dezembro de 2013
Outras publicações
Ricardo, M. (2012) A formação de professores de inglês e o papel de uma associação por disciplina. APPI, um caso exemplar. Atas do IX Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, Rituais, espaços e patrimónios escolares, 3903-3912.
Ricardo, M. (2009) O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, breve abordagem do ensaio de António Sérgio “Em Torno do Problema da Língua Brasileira”. Actas/Anais do 8º Colóquio Anual da Lusofonia. Bragança: Editor: AICL, Colóquios da Lusofonia
Ricardo, M. (2000). Uma estratégia de aprendizagem, que pouco tem de novo, que conjuga várias ideias já conhecidas, muita prática já testada e muito gosto pela profissão. The APPI Journal 1