Patatas, T. A. (2019). Perceção Estudantil sobre o Insucesso Académico em Países de Língua Oficial Portuguesa: Caso de Angola e Moçambique. Revista FORGES, 5(1), 31-49. Disponível aqui
Cruz, A., Quintas, J. & Patatas, T. (2019). Homo Sapien Statistik. In Izobrazevanje anljivih Ciljnih Skupin Za Potrebe Trga Dela. Education of vulnerable target groups for the needs of the labour market. Ljubljana. 66-77. www.ic-geoss.si.
Patatas, T. A. (2019). A função cultural da biblioteca universitária: o caso da biblioteca António Didalelwa, Angola. O Ideário Patrimonial.12, 65-77. Disponível aqui.
Patatas, T. A. & Quintas, J. (2019). Em Angola o ensino bilingue pode contribuir para a educação e manutenção da paz nacional. Revista Transversos, 15 (abril, 2019). Dossier: Reflexões sobre e de Angola inscrevendo saberes e pensamentos. 14-30. Disponível aqui.
Patatas, T. A. (2018). Ensino Superior Pode Contribuir para a Expansão do Ensino das Línguas Angolanas: Caso do Namibe. Revista FORGES (Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), 2018.
Patatas, T. A. (2017). O papel do ensino superior no desenvolvimento de Angola: O caso da ESPtN. Revista FORGES, vol. 5, n. 2 (2017), pp. 55-70.
Patatas, T. & Sanches, I. (2017). Desafios da Educação Especial Infantil em Angola. Revista Lusófona de Educação, nº 38, pp 63-79.
Patatas, T. A. (2017). Evolução do património das bibliotecas universitárias angolanas. O Ideário Patrimonial. Nº 8, Julho, 2017, 49 – 61. Edição do Centro Transdisciplinar das Arqueologias do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal). Disponível aqui.
Patatas, T. A. (2016). A Formação de Professores Universitários na persecução do Desenvolvimento Angolano. Actas da 6ª Conferência da Associação FORGES, CD.
Patatas, T. A. (2016). O Propósito Desenvolvimentista da Universidade em Angola. Revista FORGES [Forúm de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa].2016/II, 79-103.
Patatas, T. A. & Crespo, A.C. (2016). La Gestión Universitaria Direccionada a la Comunidad Local, en la Escuela Superior Politécnica De Namibe. UNIVERSIDAD 2016 – Actas do 10º Congreso Internacional de Educación Superior, Havana – Cuba. Memorias (DVD), Ministerio de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba.
Patatas, T. A. (2016). As competências do professor na história do Ensino Superior angolano. Revista FORGES [Forúm de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa], vol. 3, 1, 131-146.
Patatas, T. A. (2015). Gestão direcionada à comunidade local. Actas da 5ª Conferência da Associação FORGES “Autonomia e os Modelos de Governo e Gestão das Instituições de Ensino Superior” – CD, artigo nº 23.
Patatas, T. A. & Sotero, A. C. (2014, setembro). “Crianças de rua” em Angola: Alternativas à exclusão educacional de Zoran Roca. Análise crítica. Revista Entretextos, 51. Disponível aqui.
Artigos em revistas científicas nacionais
Ventura, M. M. F.; Patatas, T. A. & Ribeiro, C. M. F (2020). O insucesso escolar e a busca da qualidade: caso de duas instituições de ensino superior politécnicas do sul de Angola. Revista Científica do ICED-Huíla, Instituto Superior de Educação Disponível aqui.
Livros
Patatas, T.J.P.A. (2017) “Realidade” e esperanças dos estudantes universitários de Angola: O caso da Escola Superior Politécnica do Namibe. Berlim: Novas Edições Académicas. ISBN:978-3-330-20331-0. 344 páginas. Publicado em: 11.07.2017.Categoria: Educação, ocupação, carreira.
Capítulos de livro
Patatas, T. A. (2021). O papel do ensino superior no desenvolvimento de Angola: o caso da ESPtN. In A educação dos primórdios do Século XXI: Prespectivas, Rumos e Desafios 6. Atena Editora. https://www.arenaeditora.com.br
Quinta, J. & Patatas, T. A. (2020). The Historical and Political Contexts that Led to the Educational Reforms in Angola. Educational Reforms Worldwide. In BCES Conference Books, 2020. Sofia: Bulgarian Comparative Education Society. Vol. 18. Part 3: School Education: Policies, Innovations, Practices & Entrepreneurship. 109-114. ISSN 1314-4693 (print), ISSN 2534-8426 (online), ISBN 978-619-7326-09-3 (print), ISBN 978-619-7326-10-9 (online), Published online: 31 May 2020. Disponível aqui.
Quinta, J. & Patatas, T. A. (2020). The Historical and Political Contexts that Led to the Educational Reforms in Angola. Educational Reforms Worldwide. In BCES Conference Books, 2020. Sofia: Bulgarian Comparative Education Society. Vol. 18. Part 3: School Education: Policies, Innovations, Practices & Entrepreneurship. 109-114. ISSN 1314-4693 (print), ISSN 2534-8426 (online), ISBN 978-619-7326-09-3 (print), ISBN 978-619-7326-10-9 (online), Published online: 31 May 2020. Disponível aqui.
Patatas, T. A. (2019). A preservação do património linguístico pela introdução das línguas angolanas na educação formal – Caso Namibe. in Correia, S.V. & Ricardo, M. M. C. (Orgs.). 8º Encontro de investigadores – Investigação em Educação: Percursos e processos contemporâneos – Estudos. 105-110.
Patatas, T. A. & Tumitangua, S. (2018). O Património Linguístico Angolano na Educação Formal no Namibe: Desafios para o Ensino Superior. In Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). (Ed.). Património histórico do espaço lusófono: Ciência, arte e cultura. XXVIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Lubango, Angola, 2018. Lubango: AULP. 417- 423.
Patatas, T. J. P. A. (2017). Da colonidade à descolonidade do Ensino Superior em Angola. In Galego, C., Ricardo, M. M. C. &. Teodoro, A. (Org.). (2017). Ebook – A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. Coleção Ciências da Educação, 04, 305-311. Disponível aqui.
Comunicações em eventos internacionais
Patatas, T. A. (2020). The historial and political contexts that led to the educational reforms to educational reforms in Angola. XVIII Annual International Conference: Educational Reforms Worldwide. Sofia: Bulgarian Comparative Education Society (BCES).
Patatas, T.A. y Tumitangua, S. (2020). Gestión inovadora: un desafio para instituciones de educación superior en la provincia de Namibe. VIII Taller internacional sobre la formación universitária de los profesionales de la educación. Universidad 2020, 12do Congresso Internacional de Educación Superior. Havana, Cuba. Fev. 2020.
Tumitangua, S. y Patatas, T.A. (2020). Auto-evaluación docente estúdio en las instituições superioires en Namibe. VIII Taller internacional sobre la formación universitária de los profesionales de la educación. Universidad 2020, 12do Congresso Internacional de Educación Superior. Havana, Cuba. Fev. 2020.
Patatas, T. A. (2019). The place and space within the teaching of Angolan languagues: historical mutation. Internacional Standing Conference for the History of Education (ISCHE 41), com o tema “Spaces and places of esducation”. Faculdade de Psicologia e de Educação, da Universidade do Porto.
Patatas, T. A.; Cachapa, A.; Tumitanga, S. (2019). A diversidade cultural como princípio educativo contribui para a coesão nacional angolana. Dentro do Tema III – Educação e coesão social. XXIX Encontro AULP. Subordinado ao tema “Arte e cultura na identidade dos povos”. Lisboa: Politécnico de Lisboa.
Patatas, T. A. & Tumitangua, S. (2018). O desenvolvimento do ensino superior pode auxiliar o ensino das línguas angolana – caso: Namibe. I Encontro Internacional de Pedagogia. ESPdN, Moçâmedes.
Tumitangua, S. & Patatas, T. A. (2018). Gestão escolar inovadora: Um desafio para instituições do ensino superior na província do Namibe. I Encontro Internacional de Pedagogia. ESPdN, Moçâmedes.
Patatas, T. A.; Ventura, M. M. F. & Ribeiro, C. M. F. (2018). O insucesso académico e a busca de qualidade: Caso de duas instituições de ensino superior politécnicas do sul de Angola. 8.ª Conferência FORGES, subordinada ao tema “O papel da garantia da qualidade na gestão do ensino superior”, em Lisboa, Portugal.
Patatas, T. A. (2018). A preservação do património linguístico pela introdução das línguas angolanas na educação formal – Caso: Namibe. 8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Patatas, T. A. & Teodoro, A. (2018). The teaching of national languages as an instrument of inclusion and unification in Angola. 1st WCCES Symposium Comparative Education for Global Citizenship, Peace and Harmony through Ubuntu & 5th IOCES International Conference Rethinking Epistemologies and Innovating Pedagogies to Foster Global Peace. Ali Mazrui Center for Higher Education, University of Johannesburg, South Africa.
Cachapa, A. F. & Patatas, T. A. (2018). Preservação e valorização do património natural e científico de Angola: águas termais da Montipa, Namibe. AULP, XXVIII Encontro – Lubango.
Patatas, T. A. & Tumitangua, S. (2018). O Património Linguístico Angolano na Educação Formal no Namibe: Desafios Para o Ensino Superior. AULP, XXVIII Encontro – Lubango.
Patatas, T. A. (2017). Desafios do desenvolvimento local em tempo de austeridade: experiência contributiva da biblioteca universitária António Didalelwa, Namibe – Angola. 7ª Conferência da FORGES, em Maputo – Moçambique.
Patatas, T. A. (2016). A Formação de Professores Universitários na persecução do Desenvolvimento Angolano. In 6ª Conferência da FORGES. Campinas, Brasil.
Patatas, T. A. & Crespo, A. C. (2016). La Gestión Universitaria Direccionada a la Comunidad Local, en la Escuela Superior Politécnica De Namibe”. In XII Taller Internacional de Extensión Universitaria. Havana, Cuba.
Patatas, T. A. (2016). Da colonidade à descolonidade do Ensino Superior em Angola. In 1ª Conferência Internacional SPCE-SEC. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa, Portugal.
Patatas, T. A. (2015). Gestão direcionada à Comunidade Local. In 5ª Conferência da Associação FORGES – Autonomia e os Modelos de Governo e Gestão das Instituições de Ensino Superior. Universidade de Coimbra.
Patatas, T. A. (2015). Luta Contra a Exclusão Educacional: Desafio Angolano. In 6º Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo, Investigação, Conhecimento e Intervenção Social. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Comunicações em eventos nacionais
Cachapa, A. F. & Patatas, T. A. (2018). Preservação e valorização do património natural e científico de Angola: águas termais da Montipa, Namibe. AULP, XXVIII Encontro – Lubango.
Patatas, T. A. & Tumitangua, S. (2018). O Património Linguístico Angolano na Educação Formal no Namibe: Desafios Para o Ensino Superior. AULP, XXVIII Encontro – Lubango.
Patatas, T. A. (2017). Participação nas X Jornadas Técnicas-Científicas da Universidade Agostinho Neto, Faculdade de Ciências. Apresentação da comunicação “O contributo da universidade para a economia local, caso: ESPtN”.
Patatas, T. A. & Crespo, A.C. (2017). A Gestão Universitária Direccionada à Comunidade Local, na Escola Superior Politécnica do Namibe. In Segundas Jornadas Científicas da Escola Superior Pedagógica do Namibe [ESPtN], Namibe.
Crespo, A.C. & Patatas, T. A. (2017). As investigações nas monografias contribuem para o desenvolvimento do Namibe. In Conferência Científica CCUAN 2017: Investigar para o desenvolvimento de Angola: situação actual e desafios, Luanda.
Patatas, T. A. & Crespo, A.C. (2016). A Gestão Universitária Direccionada à Comunidade Local, na Escola Superior Politécnica do Namibe. In Segundas Jornadas Científicas da Escola Superior Politécnica do Namibe [ESPtN], Namibe.
Patatas, T. A. (2016). Formação de Quadros Superiores em Angola: Passado, Presente, Futuro. In Semana Científica Estudantil, da Escola Superior Politécnica do Namibe [ESPtN], do Departamento de Contabilidade e Gestão, Namibe.
Patatas, T. A. (2014).Expectativas Laborais dos Estudantes Universitários do Namibe. In Jornada Científica da Escola Superior Politécnica do Namibe.
Patatas, T. A. (2014). As competências do professor ao longo da história do ensino superior angolano. In 1ª Conferência Científico – Pedagógica da Escola Superior Pedagógica do Namibe.
Outras publicações
Patatas, T. A. (2016). A “realidade” e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola. Tese de doutoramento, Universidade Lusófona, Lisboa). Disponível aqui. Tese completa aqui.
Patatas, T. A. (2014, dezembro). As competências do professor ao longo da história do ensino superior angolano. Site da Universidade Mandume ya Ndemufayo. Esteve disponível através deste link.