Vale, A., Coimbra, N., Martins, A., & Oliveira, J. (2021). Education and innovation: impacts during a global pandemic in a higher education institution. SHS Web of Conferences, 92, 01053. https://doi.org/10.1051/shsconf/20219201053
Martins, A.O.,Coimbra, M., Sá, S. & Oliveira, J.A. (2020). A marca (in) visível do género na família: perceções de jovens estudantes. Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 9 (3), 341-354. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354
Coimbra, N., Pereira, A., Martins, A. O. & Baptista, C. (2020). Pedagogical Supervision and Change: Dynamics of Collaboration and Teacher Development. The International Journal of Management Science and Business Administration, 6 (4), 55-62. DOI: 10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.64.1005. http://dx.doi.org/10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.64.1005
Pinto da Costa, E., Martins, A.O. , Torrego, J. C., & Sá, S. (2020). Mediación de conflictos en el plan de mejora: una contribución en el contexto escolar. Campo Abierto. Revista De Educación, 39(2), 181-192. DOI: 10.17398/0213-9529.39.2.181.https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/11568/1/0213-9529_39_2_181.pdf. Dialnet (Impacto Educación, 2018: 0.130; 125/225).
Martins, A. O., Coimbra, N., Oliveira, J. Maturano, A. (2019). Metodologias ativas para a inovação e qualidade do ensino e aprendizagem no ensino superior. Revista EDaPECI, 19 (3), 122-132. ISSN: 2176-171X. DOI: http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312147.122-132
Costa, E., Torrego, J. C. & Martins, A.O (2018). Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/social de um projeto de intervenção numa escola TEIP. Revista Lusófona de Educação, 40, 113-128. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6438
Martins, A., & Martins, A. O. (2016). School’s Images: Students’ Perceptions about Teaching and Learning in the Geography. Journal of Modern Education Review, 6, 6: 409 – 415. Doi: 10.15341/jmer(2155-7993)/06.06.2016/006. http://www.academicstar.us/issueshow.asp?daid=1664
Cruz, H. , Allen, A. & Martins, A.O. (2016). Morning-Evening Types in Kindergarten, Time-of-Day and Performance on Basic Learning Skills, International Online Journal of Educational Sciences, 8 (5), 30-41. ISSN: 1309 -2707. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/47219
Martins, A. O., Coimbra, M., Pinto, I. P., & Serradas, R. (2015). How Teachers Experience Practical Reflectivity in Schools: A Case Study. American Journal of Educational Research, 3 (7), 918 – 922. DOI:10.12691/education-1-9-7. http://pubs.sciepub.com/education/3/7/16/
Coimbra, N., Martins, A.O., Pinto, I.P. & Serradas, R. (2015). Practical reflectivity as a context for teachers´ professional development: a mixed-methods study. Advances in Social Sciences Research Journal, 1 (8), 176-187. DOI: https://doi.org/10.14738/assrj.18.746
Coimbra, N. & Martins, A.O. (2013). Case Studying Educational Research: A Way of Looking at Reality. American Journal of Educational Research 1(1 9):391-395. DOI:10.12691/education-1-9-7. http://pubs.sciepub.com/education/1/9/7/
Coimbra, M. & Martins, A.O. (2013). O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior. Nuances: estudos sobre Educação, 24(3), 31-46. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2696
Livros
Martins, A.O. (2019). Foral Manuelino da Honra de Sobrosa- 1519. Paredes: Câmara Municipal de Paredes.
Capítulos de livro
Martins, A. (2018). O corpo feminino na Idade Média: um lugar de tentações. In Teodoro (Ed). O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017) (pp.143-154). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (reedição de 2013, O Corpo – Memória e identidade (pp.103-127).
Torres, T. & Martins. A. O. (2017). O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM): Ênfase no enfrentamento à discriminação de gênero na política educacional brasileira. In C. Galego; M. Calvet Ricardo & A. Teodoro (Orgs), A Educação Comparada para além dos números. Contextos locais, nacionais e processos transnacionais (pp. 2006-2014). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN:978-989-757-035-3.
Costa, E.P., Torrego, R. C., & Martins, A.O. (2016). Gabinetes de mediação de conflitos: estruturas de pacificação, dinâmica e resultados. In M. C. Silva, M. L. Carvalho, & L. R. Oliveira (Eds), Sustentabilidade da Mediação Social: processos e práticas (pp.107 – 118) Braga. CECS. ISBN: 978-989-8600-53-0. Martins, A.O. (2015). Do Éden ao Inferno: representações do corpo feminino na idade média. O corpo e a religião, anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades, Vol. XX (pp. 68-80). Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. ISBN- 978-989-757-033-9.
Comunicações em eventos internacionais
Farias, S. & Martins, A.O. (2021). Perspetivas da (sub)representatividade feminina nos cursos das áreas STEM de uma Instituição do Ensino Superior em São Luís do Maranhão (Brasil) Trabalho apresentado em Iº Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios metodológicos atuais (QUALIS2021), Santiago de Compostela ((7 a 9 de julho de 2021)
Vale, A.; Martins, A. O.; Coimbra & Coimbra, N. (2021). Investigação Qualitativa Online: Novas Tendências e Desafios. Trabalho apresentado em IºCongresso Internacional sobre Metodologia: Desafios metodológicos atuais (QUALIS2021), Santiago de Compostela ((7 a 9 de julho de 2021)
Coimbra, N., Pereira, A. & Martins, A.O. (2020). Pedagogical Supervision and Change: Dynamics of Collaboration and Teacher Development. 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development. Porto 16 e 17 de abril de 2020
Martins, A.O , Coimbra, Nazaré, Sá, S. & Oliveira, J. (2019). The (in) visibility on gender perceptions of young students about the role of men and women in the family. 4th World Conference on Qualitative Research. Porto: Universidade Lusófona do Porto (16th to 18th October)
Pinto da Costa, E; Martins, A. O. ; Torrego, J & Sá, S. (2019). A posição estratégia da Mediação de Conflitos no Plano de Melhoria de Escola. In A. Costa, S. Sá, P. Castro & D. De Souza (Eds.). Atas CIAIQ2019- 8º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa. Lisboa.16 a 19 de julho.
Costa, M.E. ; Torrego, R. C. & Martins, A.O. (2017). A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projeto de mediação de conflitos. 6º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa. Salamanca: Universidade de Salamanca (12 a 14 de Julho).
Torres, T. & Martins A.O. (2017). O Plano Nacional de Políticas para as mulheres (PNPM): Ênfase no enfrentamento à discriminação de gênero na política educacional brasileira. In: I Conferência Internacional – A Educação comparada para além dos números – Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Martins, A.O. (2017). A construção de novas práticas pedagógicas na educação pública. Seminário Internacional Educação: Inovação e Inclusão. Porto: Universidade Lusófona do Porto (7 a 14 de Outubro de 2017).
Costa, E., Torrego, R., & Martins, A. (2015, Julho). O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria de Escola.Apresentada no I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Porto.
Coimbra, M., Martins, A., Pinto, I. & Serradas, R. (2015, Julho). Ser ou não ser professor reflexivo: uma questão de formação e desenvolvimento profissional docente. Apresentada no I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano,
Graça, J., & Martins, A. (2015, Julho). Desafios da liderança em contexto de agrupamento escolar. Apresentada no I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Porto.
Comunicações em eventos nacionais
Costa, E. Martins, A. O., Torrego, J. C & Sá, S. (2019). A posição estratégia da Mediação de Conflitos no Plano de Melhoria de Escola. Atas CIAIQ2019. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación (pp. 62-71).Lisboa: CIAIQ
Rodrigues, M. & Martins, A.O. (2017). Violência Doméstica e Envolvimento Parental na Escola: Perspetivas de mães e filhos. II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – II ENJIE. Braga: Universidade do Minho (2 e 3 de Junho).
Martins, A.O. (2017). A construção de novas práticas pedagógicas na educação pública. Seminário Internacional Educação: Inovação e Inclusão. Porto: Universidade Lusófona do Porto (7 a 14 de Outubro de 2017).