Publicações

Artigos em revistas científicas internacionais

  • Cabral, A. (2019). Cape Verde Teacher Profile: From the global education agenda(s) to national policies. International Journal of Science and Research, 8(12), pp. 816-819. Disponível aqui.
  • Cabral, A., Batista, S., Pascueiro, L., & Kandingi, A. (2014). Transition to work of university graduates: is gender a difference point? International Journal of Research in Social Sciences, 4(5), 1-12.Disponível aqui.
  • Cabral, A., e Mendonça, A. (2013). Academic learning and professional skills: Transition to work of Higher Education Graduates in Engineering, Manufacturing and Construction. International Journal of Educational Research and Technology, 4(1), 22-29.

Livros

  • Avelar, M., & Cabral, A. (Coord.) (2019). Mobilidade Académica na CPLP – Uma reflexão sobre o presente, um desafio para o futuro – Atas do Encontro. Coleção: Cadernos de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP / Vol. I. Lisboa, Portugal: Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
  • Cabral, A., & Júlio. I. (Coord.) (2019). Os Arquivos Históricos e as Bibliotecas Nacionais na Preservação do Legado Histórico e Cultural dos Estados-Membros da CPLP. Coleção: Cadernos de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP / Vol. II. Lisboa, Portugal: Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
  • Cabral, A. (2016). Questões de género entre diplomados do ensino superior: Diferenças e semelhanças da situação laboral e da centralidade e valores do trabalho nas trajetórias profissionais. Nova Edições Académicas.

Capítulos de livro

  • Cabral, A. (2020). 12. Identidades étnico-raciais e educação. Dos pressupostos teóricos da igualdade entre os homens à construção de sociedades mais justas. In M. Tavares, S. Gomes & C. Oliveira (Orgs). Identidades (e-book). São Paulo, Brasil: Paco Editorial.
  • Cabral, A., & Kandingi, A. (2014). 27. Inovações pedagógicas ao serviço do trabalho docente: o caso do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda – Angola. In P. Membiela, N. Casado e M. I. Cebreiros (Eds.), Experiências e innovación docente en el contexto actual de la docência universitária (pp. 167-171). Edita Educación Editora.
  • Cabral, A. (2013). A inserção profissional dos diplomados do ensino superior: das aprendizagens académicas às competências profissionais requeridas pelo mercado de trabalho. In A. P. Marques, C. Gonçalves e L. Veloso (Coord.), Trabalho, Organizações e Profissões: Recomposições Conceptuais e Desafios Empíricos (47-80). Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia.

Comunicações em Conferências internacionais

  • Cabral, A. (2020). Teacher training policies in Sub-Saharan African countries and the main challenges to education as a substrate for social transformation. Comunicação apresentada no 3rd WECCS Symposyum,World Council of Comparative Education Societies «Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom, universidade Lusófona, 25 a 27 november 2020.
  • Cabral, A. (2019). O perfil do professor de Cabo Verde – Da(s) agenda(s) global(ais) da educação às políticas nacionais. Comunicação apresentada no Congresso Internacional «Profissionalidade Docente. Desafios na Formação de Professores», Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 23 e 24 de setembro de 2019.
  • Cabral, A. (2019, maio). Educação para a Cidadania nos Países de Língua Portuguesa. Comunicação apresentada na Conferência Internacional «Educação, Cidadania, Mundo. Que escola para que sociedade? – Painel II – Educação para a Cidadania: uma abordagem global», Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, Portugal.
  • Cabral, A. (2018, novembro). A educação pré-escolar nos Países de Língua Portuguesa”. Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Educação, culturas e cidadania das crianças”, Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Cabral, A. (2017). O que Sabemos sobre a Educação e a Vida das Pessoas cegas na CPLP: Política e Estratégias de Intervenção, Comunicação apresentada no IX Seminário Internacional do MCATA – Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio – «As Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP», Educomunicação Inclusiva em Intervenção Precoce, Vida e Empregabilidade, Desafios e Propostas no Séc. XXI», ULHT, 2017

Comunicações em eventos nacionais

  • Cabral., A. (2016). «Educação, Ciência e Ensino Superior na CPLP», 7.º Encontro de Investigadores da ULHT «Lusofonia: da dominação colonial à cooperação», ULHT, 2016

Outras publicações

  • Cabral, A. (2020). O perfil do professor de Cabo Verde: Da(s) agenda(s) global(ais) da educação às políticas nacionais. In C. galego (Ed.), Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto TO-INN – (pp. 15-22). Edições Universitarias Lusófonas. Disponível aqui.
  • Cabral, A. (2019). Posfácio. N. Costa e S. Ambrósio (Coord.), Nas raízes do imbondeiro: diálogos com a educação em contexto africano (pp. 173-175). Universidade de Aveiro Editora. Disponível aqui.
  • Cabral, A., & Kandingi, A. (2015). Expansão do ensino superior em Angola entre 2000 e 2010: contributos do Sul para a sociologia do ensino superior. In I. C. Silva, M. Pignatelli & S. M. Viegas (Eds.), Livro de Atas do 1.º Congresso da AICSHLP (pp. 8185-8197). AICSHLP. Disponível aqui.
  • Cabral, A., Pascueiro, L., & Susana, Batista (2015). Trajetórias profissionais de diplomados do ensino superior: semelhanças e diferenças de género perante a centralidade do trabalho. In I. C. da Silva, M. Pignatelli, S. de M. Viegas (Eds.). Livro de Atas do 1.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (pp. 6048-6063). AICSHLP. Disponível aqui.