Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Filipe, S., Silva, B., & Gomes, A. (2021). Perspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 8(1), 57-75. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003
  • Silva, B. & Morais, C. (2021). Potencialidades dos portefólios de crianças: o estímulo à reflexão sobre a aprendizagem. RELAdEI. Revista Latino americana De Educación Infantil, 10(1), 123-135. https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7468
  • Oliveira, M., Craveiro, C., Silva, B. (2017). Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación. eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 06. DOI
  • Gomes, M.; Neves, I.; Silva, B. (2017). Promover a qualidade na Educação de Infância através do Envolvimento Parental – Projeto EQUAP. Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación. Vol. Extr. Nº 5, 264-268. DOI
  • Silva, B. & Craveiro, C. (2014). O Portefólio como Estratégia de Avaliação das Aprendizagens na Educação de Infância: Considerações sobre a sua prática. Revista “Zero -a – Seis, 29, 33 – 53. Disponível aqui.
  • Silva, B. & Oliveira, M. (2013). Una imagen sobre la Educación Artística en la actualidad. European Review of Artistic Studies 4 (1), 54 – 71. Disponível aqui.

Livros

  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C. & Medeiros, P. (2021). Educação de Infância em Moçambique: um estudo sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-53380-3-0
    Pinheiro, A., Chauque, D., Silva, B., Craveiro, C., Banze, D. & Medeiros, P. (Org.). (2021). Brincar e tchovar pela infância. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-54506-7-1
  • Pequito, P., Pinheiro, A., Silva, B. & Santos, A. I. (2020). I3 – Intervenção, Interação e Infância: Interação das instituições de Educação de Infância e famílias no período de confinamento devido à Covid-19. Porto: Escola Superior (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). ISBN 978-989-54506-6-4.
  • Pequito, P., Pinheiro, A., Silva, B., Gonçalves, D., Cortesão, I. & Neves, I. (Coord.). (2020). “Histórias de um bicho mau” – Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-54506-5-7
  • Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A. & Sousa, J. (Org.). (2019). Juntos pela Criança – caderno de orientação pedagógica. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-5-2.
  • Gomes, A., Silva, B. & Gouveia, J. (2019). Práticas Pedagógicas: objetivos, métodos e avaliação. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-8-3. Disponível aqui.

Capítulos de livro

  • Medeiros, P., Craveiro, C., Silva, B., Pinheiro, A. E Cunha, A. I. (2021). Um olhar sobre espaço e materiais: relato de uma viagem por instituições de Educação de Infância em Maputo. In A. J. N. da Silva (org.) (2021). O campo teórico-metodológico-epistemológico da educação no fomento da questão política da atualidade 4. Ponta Grossa: Atena ISBN 978-65-5706-931-8 – DOI: 10.22533/at.ed.31821250316 https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/49661
  • Medeiros, P., Pinheiro, A., Silva, B. & Craveiro, C. (2021). Construção social do brincar. In A. Pinheiro, D. Chauque, B. Silva, C. Craveiro, D., Banze, & P. Medeiros (Org.). Brincar e tchovar pela infância. Porto: ESEPF. 978-989-54506-
  • Craveiro, C., Pinheiro, A., Silva, B., & Medeiros, P. (2021). Sistemas de organização, gestão e pilotagem cooperada em educação de infância (pp. 29-45). In A. Pinheiro, D. Chauque, B. Silva, C. Craveiro, D., Banze, & P. Medeiros (Org.). Brincar e tchovar pela infância. Porto: ESEPF. 978-989-54506-
  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., & Medeiros, P. (2021). Do lúdico ao brincar: uma abordagem às orientações curriculares em Portugal 1997-2016. In A. Pinheiro, D. Chauque, B. Silva, C. Craveiro, D., Banze, & P. Medeiros (Org.). Brincar e tchovar pela infância. Porto: ESEPF. 978-989-54506
  • Oliveira, M., Craveiro, C. e Silva. B. (2019). Formação de Educadores de Infância: Perceção de estudantes sobre a sua formação (127-136). In Picaglie, G. B., Oliveira, A. C. (Org.) Conhecimentos e saberes da psicopedagogia clínica e institucional. Ponta Grossa: Atena Editora.
  • Gomes, M.; Neves, I.; Silva, B. (2018). Qualidade na educação de infância através do envolvimento parental – Projeto EQuaP (230-238). In. Teodoro, A. (Ed.). O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017). Lisboa: Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CEIEF) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • SERN (Org.). (2017). Toolbox Enhancing Quality In Early Childhood and Care Through Participation Disponível aqui.

Comunicações em eventos internacionais

  • Silva, B., Chaúque, D., Pinheiro, A., Craveiro, C., Banze D. e Medeiros, P. (2021). Significados sobre o brincar: perspectivas das crianças. A. Pinheiro, B. Silva, C. Craveiro, D. Gonçalves, D. Banze, D. Chaúque, I. Cortesão, I. Neves, I. Neves, M. Tito, P. Medeiros e P. Pequito. Congresso Internacional África pela Infância (CIAPI). Porto: ESEPF.
  • Friães, R., Lino, D., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C. e Silva, B. (2018). The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers (3354-3360). ICERI2018 Conference. Seville, Spain (12 a 14 de novembro de 2018).
  • Luciano, E., Marcuccio, M., Gomes, M., Neves, I.; Silva, B. (2017). Enhancing, testing and evaluating practices of family participation in ECEC – Results and perspectives from an international research project. 27th EECERA ANNUAL Conference ‘Social Justice, Solidarity And Children’s Rights’. Bologna: Italy (29 Agosto a 1 de setembro de 2017).
  • Oliveira, M., Craveiro, C., Silva, B. (2017). Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. Comunicação apresentada no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho (6 a 8 de setembro de 2017).
  • Gomes, M.; Neves, I.; Silva, B. (2017). Promover a qualidade na Educação de Infância através do Envolvimento Parental – Projeto EQUAP. Comunicação apresentada no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho (6 a 8 de setembro de 2017).
  • Silva, B. (2016). Quem é a Criança? – Visões sobre a criança na prática educativa. Comunicação apresentada no II Fórum Provincial do Niassa para a Infância. Universidade Católica de Moçambique, Lichinga – Moçambique (1 e 2 de setembro de 2016).
  • Silva, B. (2016). Lançamento do Caderno de Orientação Pedagógica “Juntos pela Criança”. Comunicação apresentada no II Fórum Provincial do Niassa para a Infância. Universidade Católica de Moçambique, Lichinga – Moçambique (1 e 2 de setembro de 2016).
  • Craveiro, C. e Silva, B. (2016) A Consideração pela Opinião da Criança em Contextos e Quotidianos de Educação de Infância. Comunicação apresentada no II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, “Investigação, formação docente e culturas da infância”. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) (13, 14 e 15 de julho de 2016).

Comunicações em eventos nacionais

  • Silva, B. (2016). Desafiar a melhoria da ação educativa na creche: olhares e reflexões. Comunicação efetuada no II Seminário de Educação da Primeira Infância: da criança à infância. Instituto de Estudos Superiores de Fafe (23 de maio de 2016).

Outras publicações

  • Pequito, P., Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Gonçalves, D., Assemany, D., Cortesão, I., Neves, I., Jesús Víton, M. & Medeiros, P. (Org.). (2021). Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-54506-8-8
  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Gonçalves, D., Banze, D., Chaúque, D., Cortesão, Isa, Neves, I., Neves, I., Tito, M., Medeiros, P., & Pequito, P. (Org.). (2021). Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-54506-9-5.
  • Silva, B., Pinheiro, A., Craveiro, C. & Medeiros, P. (2021). Significados sobre o Brincar: Perspetivas das Crianças. In Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Gonçalves, D., Banze, D., Chaúque, D., Cortesão, Isa, Neves, I., Neves, I., Tito, M., Medeiros, P., & Pequito, P. (Org.). Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-54506-9-5.
  • Chaúque, D., Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Banze, D. & Medeiros, P. (2021). O Brincar na Infância: uma reflexão teórica baseada no Projecto Tchovar nos bairros de Maputo. In Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Gonçalves, D., Banze, D., Chaúque, D., Cortesão, Isa, Neves, I., Neves, I., Tito, M., Medeiros, P., & Pequito, P. (Org.). Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-54506-9-5.
  • Lino, D., Friães, R., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C. & Silva, B. (2020) The Pedagogical Supervision Process in Early Childhood Teacher Education: The Perspective of Institutional Supervisors and Cooperating Teachers. ICERI2020 Proceedings, p. 7400. Doi: 10.21125/iceri.2020.1589
  • Craveiro, C. e Silva, B. (2016). A Consideração pela Opinião da Criança em Contextos e Quotidianos de Educação de Infância. In Ferreira, F. I. ; Anjos., C.; Duarte, A.;Fernandes, E.; Franco, N.; Santos, S. e Sarmento, T. (Org.). Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, “Investigação, formação docente e culturas da infância” (pp. 92-102). Braga: Universidade do Minho – Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). ISBN 978-989-8765-46-8.
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Santos, A., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. & Martins, M. (2014). Competências transversais: a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. R. Migueis, R. Neves & R. M. Vieira (Org.) Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 301-320). Aveiro: UA Editora. ISBN 978-972-789-428-4. Disponível aqui.
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. & Martins, M. (2014). Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente. In A. Lopes, M. A. Cavalcante, D. Oliveira & Á. M. Hypólito (Orgs.) Trabalho Docente e Formação: políticas, práticas e investigação – pontes para a mudança / II Encontro Luso-Brasileiro (pp. 2052 -2066). Porto: CIIE. ISBN 978-989-8471-13-0. Disponível aqui.
  • Oliveira, M.; Silva, B. (2014). A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas. In Saldanha, A. e Ornelas, M. (Org.). Atas do 2º Congresso da Rede IberoAmericana de Educação artística (texto 25). Guimarães. ISBN 978-989-96384-6-4.
  • Gouveia, J.; Craveiro, C.; Martins, M.; Silva, B.; Santos, C.; Santos, A.. (2013). “Competências transversais: … e daí?”, Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica. In Atas do III Encontro Nacional de Educação Básica, Aveiro: UA Editora.
  • Oliveira, M.; Silva, B. (2013). Ilustração: diálogo entre arte e educação. In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-22-2.