Irene Figueiredo


Nota biográfica

Doutoramento em Educação, 2005, Universidade de Aveiro (equivalência); Doctor en Educación – Espec. Educación Comparada, 2002 pela UNED Universidad Nacionalde Educación a Distancia – Facultad de Educación (doctorado europeo e premio extraordinário de doctorado 2002); Mestrado em Educação – Espec. Administração Escolar 1993 pela Universidade do Minho; Pós-graduação Estudos Europeus (economia), 1986, Faculdade Direito, Universidade de Coimbra; Pós-graduação Estudos Europeus (economia), 1986, Faculdade Direito, Universidade de Coimbra; Licenciatura em Filosofia, 1978 pelo(a) Universidade do Porto Fac. Letras.

É Professora Catedrática Convidada no(a) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto; Investigadora Integrada do CeiED (ULHT); Selecionada para integrar a Bolsa de Avaliadores 2021-2027, no âmbito do Programa Erasmus+. Colabora, desde dezembro de 2016, no Programa de Formação e Capacitação de Amas e de Outros Cuidadores de Crianças Pequenas – AKF (ECD Programme); Consultora / investigadora senior da Fundação Aga Khan Portugal (AKF) no Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância (ECD Programme) de 2013 a 2016.

Foi Vice-Presidente e Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Porto. Foi Presidente do Conselho Tecnico-Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto onde exerceu a docência no Departamento de Ciências da Educação de 1986 a 2011.

Áreas de interesse académico e científico

  • Políticas de educação em perspetiva comparativa.
  • Análise sociológica das organizações educativas.
  • Educação / formação de professores e outros educadores.