João Robert Nogueira


Nota biográfica

Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,  Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, é doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com a tese “Programação computacional e aprendizagem significativa em Física: um estudo exploratório com alunos do Ensino Secundário”. Como formação suplementar, fez a parte escolar do Mestrado em Gravitação e Altas Energias na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É professor auxiliar da Faculdade de Engenharia de ULHT, instituição na qual lecciona, desde 1997, disciplinas nas áreas da Física, da Matemática e da Programação. Foi, durante três anos, Professor de Física (Assistente estagiário) na Universidade da Beira Interior, tendo tido também uma experiência de dois anos no Ensino Básico e Secundário, no qual lecionou Física e Química e Matemática. É, desde 2010, coordenador da área científica da Física da Faculdade de Engenharia da ULHT. Entre 2003 e 2013, foi investigador assistente no grupo MARETEC da secção de Ambiente e Energia do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. Durante este período, desenvolveu trabalho na área da modelação oceanográfica, bem como na modelação biológica. Também neste grupo, participou em vários projectos internacionais, tendo escrito capítulos de livros, bem como publicações e apresentações orais em conferências internacionais e nacionais.

Actualmente, trabalha na área da didáctica das Ciências, com enfoque na utilização da programação e de ambientes computacionais nos processos de Ensino/aprendizagem da Física, da Química e da Matemática. Procura, com estas metodologias, potenciar a aprendizagem significativa das Ciências, baseada na interdisciplinaridade e na integração de conceitos.

Principais áreas de Interesse

  • Ensino das Ciências;
  • Didáctica da Física;
  • Aprendizagem significativa das Ciências;
  • Programação Computacional;