Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Mascarenhas, D., Sousa, F., Martinho, M. H., & Maia, J. S. (2020). Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma Gallery Walk. Sensos-e VII (2): 31-39. Disponível em Disponível aqui. https://doi.org
  • Rosa, V., Sampaio Maia, J., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: análise comparativa. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 94-120. URL: Disponível aqui..
  • Mascarenhas, D., Montenegro, A., Martinho, M. H., & Maia, J. S. (2020). Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar. Sensos-e, 7(1), 26-45. Disponível em https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3551/1545. doi 10.34630/sensos-e.v7i1.3551
  • Mascarenhas, D., Montenegro, A., Martinho, M. H., & Maia, J. S. (2020). Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar.Sensos-e VII (1): 26-45. Disponível em Disponível aqui. https://doi.org
  • Correia, A. M., Fernandes, C., & Maia, J. S. (2016). Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices: A case study with Macau Chinese girls. International Journal of Multidisciplinary Education and Research – IJMER, 3(1), 1-5. Disponível aqui.
  • Sampaio-Maia, B., Maia, J. S., Leitão, S., Amaral, M., & Vieira-Marques, P. (2013, agosto). Wiki as a tool for microbiology teaching, learning and assessment. European Journal of Dental Education. Advance online publication. doi.org.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2021). A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016). Indagatio Didactica, 13(3), 37-56. https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25503
  • Correia, A. M., Fernandes, C., & Maia, J. S. (2018). Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices: A case study with Macau Chinese girls. In António Teodoro (Ed.), Behind mirrors: Research pathways (CeiED 2013-2017) (pp. 190-201). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Mascarenhas, D., Maia, J. S., Sola, T. (2018). A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5º ano de escolaridade. In António Teodoro (Ed.), O outro lado do espelho: Percursos de investigação (CeiED 2013-2017) (pp. 248-276). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Mascarenhas, D., Maia, J. S., Sola, T., & Hinojo, F. (2014). A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5.º ano de escolaridade. Quadrante, 23(1), 3-29.

Livros

  • Nogueira, I., Ramalho, R., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2019). Métodos Fundamentais de Ensino – Matemática. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. ISBN: 978- 989-99984-7-6
  • Mascarenhas, D., Maia, J. S., & Sola, T. (2017). Geometria e grandezas no 5º. ano: Dificuldades e estratégias. Berlim: Novas Edições Académicas.
  • Maia, J. S. (2016). Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos. Manual do aluno. Programa Nacional de Equivalência – Fase VII. Matemática. Díli: Ministério da Educação.
  • Maia, J. S. (2016). Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos. Manual do aluno. Programa Nacional de Equivalência – Fase VI. Matemática. Díli: Ministério da Educação.
  • Maia, J. S. (2015). Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos. Manual do aluno. Programa Nacional de Equivalência – Fase V. Matemática. Díli: Ministério da Educação.
  • Maia, J. S. (2015). Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos. Manual do aluno. Programa Nacional de Equivalência – Fase IV. Matemática. Díli: Ministério da Educação.
  • Maia, J. S. (2015). Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos. Manual do professor. Programa Nacional de Equivalência. – Nível II. Equivalência a 7º., 8º. e 9º. anos de escolaridade. Matemática. Díli: Ministério da Educação.

Capítulos de livro

  • Teodoro, V. D., Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2022). Testing PISA Tests: A study about how secondary and college students answer PISA items in mathematics and science. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge.
  • Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2020, setembro). O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes. In Carla Galego (Ed.), Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores (Atas do Congresso Internacional Projeto TO-INN), 102-108.
  • Correia, A. M., Fernandes, C., & Maia, J. S. (2018). Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices: A case study with Macau Chinese girls. In António Teodoro (Ed.), Behind mirrors: Research pathways (CeiED 2013- 2017) (pp. 190-201). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-757-087-2
  • Mascarenhas, D., Maia, J. S., Sola, T. (2018). A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5o ano de escolaridade. In António Teodoro (Ed.), O outro lado do espelho: Percursos de investigação (CeiED 2013-2017) (pp. 248-276). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 9789897570841
  • Neto, M., & Maia, J. S. (2010, setembro). Despertar para a geometria: Um projecto desenvolvido com alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade. Atas do XXVI ProfMat (CD_ROM). Aveiro: Associação de Professores de Matemática.
  • Maia, J. S., & Menino, C. (2009, abril-maio). Repercussões dos novos cursos de formação de educadores de infância e de professores do ensino básico nos modelos de prática pedagógica. In H. Ferreira, S. Bergano, G. Santos, & C. Lima, Investigar, Avaliar, Descentralizar – Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE (CD-ROM): 11_Cmcs_AT7_Formação de Professores – EI&B, Mesa nº 51 – Comunicação nº 172. Bragança: SPCE e ESE/IPB.
  • Maia, J., & Sarmento, I. (2009). Do prazer de ensinar ao prazer de aprender ou… do prazer em aprender ao prazer em ensinar. In Construção e Reparação da Vida Psíquica no Maio Escolar, Actas do IV Encontro do “Centro Doutor João dos Santos” – Casa da Praia, 2007(pp. 17-24). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.
  • Maia, J. S. (2009). Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Aliados ou inimigos?, Conferencia plenaria. In Innovando la Enseñanza de las Matemáticas, Actas del XVII Simposio Iberoamericano de Enseñanza Matemática (CD-ROM), 2007, noviembro. Toluca: Universidad Autónoma del Estado de México.
  • Neto, M., & Maia, J. S. (2009, setembro). Uma experiência de abordagem dinâmica da geometria com o geogebra no 4º ano de escolaridade. Atas do XXV ProfMat (CD_ROM). Viana do Castelo: Associação de Professores de Matemática.
  • Maia, J. S.; Menino, C. (2008). Transição pré-escolar – ensino básico: a importância da aprendizagem informal. In J. M. Sousa (Org.), Educação para o sucesso: políticas e actores, Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação – SPCE, Vol. 2 (CD-ROM), 2007 (pp. 290-298). Lisboa: Livpsic.

Comunicações em eventos internacionais

  • Mascarenhas, D., Montenegro, A., Martinho, M. H., & Maia, J. S. (2019). Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar. Comunicação apresentada entre 17 e 19 de julho, no evento 2nd Porto International Conference on Research in Education, Porto.
  • Mascarenhas, D., Sousa, F., Martinho, M. H., & Maia, J. S. (2019). Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma Gallery Walk. Comunicação apresentada, entre 17 e 19 de julho, no evento 2nd Porto International Conference on Research in Education, Porto.
  • Sampaio-Maia, B., Vieira-Marques, P., Maia, J. S., & Teixeira, V. (2017). Promoting soft-skills development in microbiology practical classes. Poster apresentado no 7th. Congress of European Microbiologists – FEMS2017, realizado de 9 a 13 de julho de 2017, em Valência.
  • Sampaio-Maia, B., Teixeira, V., Maia, J. S., & Vieira-Marques, P. (2016). Promoting soft-skills development by active learning: wiki and video-based strategies. Comunicação apresentada na III Reunión de Docencia y Difusión de la Microbiología, realizada a 18 e 19 de julho de 2016, em Bilbao.
  • Correia, A. M., Fernandes, C., & Maia, J. S. (2015). Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices. Proceedings of the Third International Conference on Advances in Economics, Social Sciences and Human Behaviour Study. Dezembro de 2015. – ESSHBS 2015, 19-23. doi: 10.15224/978-1-63248-085-9-54

Comunicações em eventos nacionais

  • Maia, J. S. (2014). Alguns porquês das dificuldades de aprendizagem da matemática. Conferência apresentada no âmbito do 1.º Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusófona do Porto, a 25 de novembro de 2014, no Porto.
  • Maia, J. S., & Queirós, S. (2014). Desafios à matemática num currículo funcional. Palestra apresentada nas I Jornadas de Educação Especial, organizadas pelo Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, em 28 de maio de 2014, no Porto.

Outras publicações

  • Sampaio-Maia, B., Teixeira, V., Maia, J. S., & Vieira-Marques, P. (2016, julho). Desenvolvimento de competências transversais no processo de ensino e aprendizagem da Microbiologia. Atas do 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES), Lisboa (pp. 60-61).