Leanete Teresinha Thomas Dotta


Nota biográfica

Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiED da Universidade Lusófona.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo, com equivalência de Doutoramento em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Coordenadora da ReLeCo Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes – ProFId do CeiED da ULusófona.

Atua como docente no curso de Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação e no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário.

É membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde integra a Comunidades de Prática de Investigação (CoPIn) IdeaFor – Identidades, Democracia, Escola, Administração e Formação.

CoIR do Projeto Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais – FYT-ID (PTDC/CED-EDG/1039/2021).

É membro da equipa do Projeto Citizenship Education in the Context of European Values: The Educational Aspect (CitEdEV) – Jean Monet Network (621298-EPP-1-2020-1-CZ-EPPJMO-NETWORK)

Coordenou o Projeto Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: Um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Foi Investigadora contratada do Projeto ReKINDLE+50 – Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50 (PTDC/CED-EDG/28017/2017; POCI-01-0145-FEDER-028017)

Participou como membro da equipa dos Projetos: MINDtheGaps – Media Literacy Towards Youth Social Inclusion (2019-2-PT02-KA205-006226), CidadaniaPeloClima: Criando Pontes entre Cidadania e Ciência para a Adaptação Climática (ClimActiC) (NORTE-01-0145-FEDER-000071), EEPN – European Education Policy Network on Teachers and School Leaders (2107/EAC/S36EAC-2018-0612), Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.)

Integra redes e associações como a Association for Teacher Education in Europe – ATEE, a Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, a Rede Historias de Vida en Educación e a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).

Foi docente nos cursos de Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação onde orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutoramento na FPCEUP.

Trabalha como perita da Inspecção-Geral da Educação e Ciência do Ministério da Educação nos processos de avaliação externa das escolas destes níveis de aprendizagem.

Iniciou sua trajetória profissional como docente nos Ensinos Básicos e Secundário, níveis de ensino a que se mantém ligada através da investigação sobre formação, identidades profissionais e profissionalismo docente.

No âmbito da relação entre ensino/formação e investigação, no que se refere a questões metodológicas, tem desenvolvido ações de formação sobre a utilização do Software de análise de dados qualitativos Nvivo.

Publicou livros e capítulos em livros de circulação nacional e internacional; artigos em revistas indexadas e artigos completos publicados em atas de congressos internacionais. Participou na organização de seminários (nacionais e internacionais) e é revisora de revistas internacionais e nacionais.

Áreas de interesse académico e científico

  • Formação de Professores
  • Profissionalismo Docente
  • Identidades Profissionais Docentes
  • Educação para a Cidadania
  • Investigação Biográfico-narrativa
  • Estudantes do Ensino Superior